Cartaz de cinema

Trailer de "Showing Up" o novo filme de Kelly Reichardt

Publicado em 15 Dez. 2022 às 19:31, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Norte-Americano)

Trailer de "Showing Up" o novo filme de Kelly Reichardt

A cineasta de "First Cow - A Primeira Vaca da América" traz a história de uma escultora que encontra inspiração no caos pessoal e profissional que a rodeia.

A cineasta Kelly Reichardt construiu uma carreira sólida nas franjas independentes do cinema americano, apesar das dificuldades para financiar os seus trabalhos durante os anos 90. Depois das boas memórias que a sua obra de estreia, "River of Grass", deixou em Sundance e em alguma crítica, Reichardt passou mais de uma década até conseguir terminar outra longa-metragem.

"Old Joy", sairia apenas em 2006, mas já com a colaboração do argumentista Jonathan Raymond e do produtor Neil Kopp, que se tornariam nomes habituais nos filmes da realizadora.  

O ritmo de trabalho aumentou e dois anos depois chegaria "Wendy & Lucy", a história de uma mulher em graves dificuldades financeiras que perde o seu cão. Michelle Williams, outro nome doravante presente na obra de Reichardt, é a protagonista.

"O Atalho" (Meek's Cutoff), de 2010, traz a primeira incursão pelo filme histórico, estreia na competição de um grande festival, com a presença em Veneza. Michelle Williams volta a ser a protagonista na história de uma caravana de colonos em viagem pelo deserto do Oregon em 1845.

Seguiram-se "Night Moves" (2013), a história de três ambientalistas radicais que procuram executar o protesto das suas vidas, que lhe valeu outra presença na competição de Veneza e várias entradas nas listas de melhores filmes do ano, e "Certain Women" (2016), crónica da vida de um grupo de mulheres numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos.

Em 2019, foi a vez de "First Cow - A Primeira Vaca da América". Um regresso à América de meados do século XIX que teve direito a estreia mundial em Berlim.

Agora, com "Showing Up", a realizadora faz regressar Michelle Williams, para a história de uma escultora de Portland que prepara a exposição que irá a mudar a sua carreira. À medida que circula entre família, amigos e colegas, o caos da vida torna-se inspiração para mais arte.

O filme teve estreia mundial no Festival de Cannes, mas só agora chega o primeiro trailer, cortesia da A24, o distribuidor norte-americano que prevê estrear o filme na primavera de 2023. Ainda não há data anunciada para Portugal.