Publicado em 17 May. 2025 às 15:23, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Norte-Americano, Cinema Europeu)
O filme, que integra a competição em Cannes, é uma homenagem apaixonada ao cinema francês dos anos 60 e recria os bastidores de "O Acossado", a obra-prima de Jean-Luc Godard que revolucionou a sétima arte.
Foi divulgado o primeiro trailer de "Nouvelle Vague", o mais recente filme do realizador norte-americano Richard Linklater, que se prepara para competir na Seleção Oficial do Festival de Cannes. A longa-metragem, que chegará às salas de cinema em outubro, presta homenagem à "Nouvelle Vague" francesa e recria a génese de "À Bout de Souffle" (O Acossado), filme de estreia de Jean-Luc Godard, estreado em 1959.
Filmado a preto e branco em 4:3, "Nouvelle Vague" transporta o espectador para a Paris do final da década de 1950, recriando o espírito irreverente e experimental que marcou a revolução estética promovida por jovens cineastas franceses como François Truffaut, Claude Chabrol e Agnès Varda.
Guillaume Marbeck assume o papel de Jean-Luc Godard, Zoey Deutch interpreta Jean Seberg, e Aubry Dullin encarna Jean-Paul Belmondo, o trio central de "À Bout de Souffle".
O trailer revela uma estética trabalhada que evocando as técnicas visuais e narrativas da época, com planos cortados abruptamente, câmara ao ombro e diálogos espontâneos - uma clara alusão ao estilo singular de Godard. "Um rapaz bonito, uma rapariga bonita, Paris 1959", anuncia a narração que promete estrelas, dinheiro, aventura e uma ode apaixonada ao cinema.
Linklater, rodou o filme integralmente em Paris e descreveu o projeto como uma "carta de amor ao cinema" e um tributo aos "cineastas que ousaram reinventar a linguagem cinematográfica". O argumento contou com a colaboração de Vince Palmo, Michèle Halberstadt, Laetitia Masson e Holly Gent. A direção de fotografia esteve a cargo de David Chambille.
O elenco presta tributo a figuras incontornáveis da época: Adrien Rouyard como François Truffaut, Antoine Besson como Claude Chabrol, Roxane Rivière como Agnès Varda, Laurent Mothe como Roberto Rossellini, Jonas Marmy na pele de Jacques Rivette e Côme Thieulin no papel de Éric Rohmer.
A obra promete não só um olhar biográfico sobre a produção de "À Bout de Souffle", mas também uma reflexão sobre o nascimento de uma nova era na história do cinema europeu.
Depois do sucesso de "Hit Man" e da estreia mundial de "Blue Moon" na Berlinale, no início do ano, "Nouvelle Vague" consolida a vitalidade criativa de Linklater.
A estreia mundial está marcada para este sábado à noite, em Cannes.