Cartaz de cinema

Trailer de "Io Capitano" - Matteo Garrone filma a odisseia sombria dos migrantes

Publicado em 5 Jun. 2023 às 10:21, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Europeu)

Trailer de "Io Capitano" - Matteo Garrone filma a odisseia sombria dos migrantes

No seguimento da adaptação muito particular de "Pinóquio", Matteo Garrone retoma os temas contemporâneos em "Io Capitano", relato da viagem arriscada de dois jovens, Seydou e Moussa (interpretados pelos estreantes Seydou Sarr e Moustapha Fall), que partem de Dacar com destino à Europa.

Odisseia sombria e atual, "Io Capitano" atravessa as armadilhas do deserto e dos traficantes de seres humanos, para desembocar nos horrores dos centros de detenção na Líbia e nos perigos da travessia pelo mar.

A rodagem decorreu na primeira metade de 2022 entre Dakar e Casablanca e ainda em Marsala e Trapani, na ilha da Sicília.

Garrone escreveu o argumento com Massimo Gaudioso, Massimo Ceccherini e Andrea Tagliaferri, a partir da história real de um grupo de jovens que concluiu a mesma viagem retratada no filme.

Após ter recebido dois Grande Prémios do Júri em Cannes, por "Gomorra" (2008) e "Reality" (2012) e assinado obras como "Dogman" (2018), ou "O Conto dos Contos" (2015), o cineasta romano volta a pegar no tema da imigração, que abordara bem no início da sua carreira, no filme em três episódios "Terra di Mezzo", de 1996.

Com estreia nos cinemas italianos prevista para o início de setembro, "Io Capitano" é um dos títulos apontado como prováveis na próxima edição do Festival de Veneza.