Publicado em 16 Ago. 2023 às 23:22, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Trailers)
Com estreia mundial em Cannes, chega em setembro ao festival de Nova Iorque.
Sempre com obras muito espaçadas, Lisandro Alonso apresentou este ano em Cannes o seu trabalho mais recente, "Eureka", revelado fora de competição entre as sessões especiais do festival. Nove anos após "Jauja", o argentino mantém-se próximo da realidade dos povos autóctones das Américas.
Com Viggo Mortensen, Chiara Mastroianni, Maria Medeiros e acompanhado por um elenco de não-profissionais, Alonso filmou uma viagem tripartida pelas geografias e os tempos do continente. Distante da narrativa convencional, "Eureka" sobrevoa o Velho Oeste cinematográfico - com sequências rodadas entre Portugal e o deserto de Almeria em Espanha - a Reserva de Pine Ridge no Dakota do Sul, nos dias de hoje, e as selvas do Brasil do início dos anos 70.
Numa entrevista durante o Festival de Cannes, o realizador desvendou que era uma das suas intenções comparar a vida dos nativos de hoje com as dos que ainda não tinham sido afectados, ou subjugados, política e economicamente. No entanto, mais do que passar uma mensagem, Alonso prefere deixar as interpretações a cargo do espectador.
"Eureka" chega aos EUA no outono, integrado no programa do 61.º Festival de Cinema de Nova Iorque que lançou um primeiro trailer do filme que tem coprodução portuguesa.