Cartaz de cinema

Tilda Swinton protagoniza thriller psicológico de David Lowery "Death In Her Hands"

Publicado em 26 May. 2025 às 17:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Elenco)

Tilda Swinton protagoniza thriller psicológico de David Lowery "Death In Her Hands"

A atriz britânica vai liderar o elenco da adaptação cinematográfica do romance de Ottessa Moshfegh.

A atriz britânica Tilda Swinton foi confirmada como protagonista de "Death In Her Hands", o próximo filme do realizador David Lowery, numa produção da See-Saw Films. O projeto é uma adaptação do romance homónimo de Ottessa Moshfegh, autora norte-americana.

"Death In Her Hands" centra-se na história de uma viúva recente que, ao passear pelos bosques próximos da sua nova casa, encontra um inquietante bilhete manuscrito. O conteúdo do bilhete desperta nela uma obsessão: descobrir a identidade e o destino da mulher mencionada na mensagem.

A See-Saw Films descreve o projeto como "um policial anárquico, um thriller psicológico de outro mundo e um retrato marcante de uma mulher a lutar para tomar controlo da sua própria narrativa".

David Lowery, conhecido por obras como "A História de Um Fantasma" e "A Lenda do Cavaleiro Verde", confessou-se fã incondicional da autora e sublinha o desafio que representa adaptar este romance ao cinema:

"Sou fã devoto de Ottessa Moshfegh, e a oportunidade de adaptar 'Death In Her Hands' foi, de certa forma, um pretexto para passar muito tempo a absorver a sua prosa. O guião, inspirado no romance, vai finalmente tornar-se filme, e estou consciente de que adaptar esta obra representa um desafio ardiloso (quem leu o livro perceberá a razão!)"

Ottessa Moshfegh é conhecida pelo olhar incisivo sobre o isolamento, o desconforto existencial e pelas personagens femininas complexas. Nascida na Nova Inglaterra, filha de mãe croata e pai iraniano, Moshfegh conquistou reconhecimento internacional com o seu romance de estreia, "O Meu Nome Era Eileen" (Alfaguara Portugal), um retrato sombrio e inquietante de uma jovem presa numa vida de isolamento e ressentimento nos anos 60, que se vê envolvida num crime inesperado, livro vencedor do Prémio PEN/Hemingway, finalista do National Book Critics Circle Award e do Man Booker Prize.

Entre as suas outras obras mais conhecidas e publicadas em Portugal destacam-se: "O Meu Ano de Repouso e de Relaxamento" (My Year of Rest and Relaxation, 2018); explora a tentativa de uma jovem nova-iorquina de se desligar do mundo através de uma hibernação induzida por medicamentos, numa crítica ácida à sociedade contemporânea; e "Lapvona" (2022, Relógio D"Água), o seu romance mais recente, passado numa aldeia medieval assolada por desastres naturais, onde um jovem pastor se torna peça central numa luta pelo poder e pela fé.