Cartaz de cinema

"This Much I Know To Be True" - documentário com Nick Cave e Warren Ellis nos cinemas portugueses

Publicado em 28 Mar. 2022 às 18:26, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Estreias)

"This Much I Know To Be True" - documentário com Nick Cave e Warren Ellis nos cinemas portugueses

O filme poderá ser visto em Lisboa, Coimbra, Porto e Braga, a partir de 11 de maio.

Filmado em Londres e Brighton, o novo documentário de Andrew Dominik, "This Much I Know To Be True", capta a relação criativa entre Nick Cave e Warren Ellis enquanto dão vida às canções dos seus dois últimos álbuns de estúdio, "Ghosteen", assinado por Nick Cave & the Bad Seeds, e "Carnage", colaboração de Nick Cave e Warren Ellis.

Neste documentário das primeiras interpretações destes álbuns, filmadas na primavera de 2021, antes da digressão pelo Reino Unido, são acompanhados por cantores e um quarteto de cordas com a participação especial de Marianne Faithfull, amiga e colaboradora de longa data.

Os intervalos entre as canções trazem à luz o processo criativo de Nick e o modelo de comunicação com os fãs, desenvolvido através do site The Red Hand Files, enquanto exprime as suas actuais preocupações, na vida e na música.

"This Much I Know To Be True" visita igualmente o atelier onde cria esculturas que retratam a vida do Diabo – um retrato da vida de todos nós à medida que passamos da inocência à experiência, nos sintonizamos com o mundo e com a sua perda e, eventualmente, enfrentamos a nossa própria mortalidade.

O documentário capta ainda a profunda amizade e relação pessoal entre Nick Cave e Warren Ellis, que já se vislumbrava no documentário de 2014, "20.000 Dias na Terra".

Filmado por Andrew Dominik, com fotografia de Robbie Ryan, "This Much I Know To Be True" é um trabalho complementar a "One More Time with Feeling", de 2016, estreado no Festival de Veneza.

Sessões e horários

Cinema Medeia Nimas, Lisboa

11 de maio – 21h30

12 de maio – 21h30

13 de maio – 22h00

14 de maio – 22h00

15 de maio – 19h00

Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra

11 de maio – 21h30

Teatro Rivoli, Porto

11 de maio – 19h00, 21h45

Theatro Circo, Braga

15 de maio – 21h30