Publicado em 17 Abr. 2016 às 18:50, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Norte-Americano)
Foi o filme mais falado na edição deste ano do festival de cinema independente de Sundance. Com o título "The Birth of a Nation", desde logo provocatório pela referência ao épico homónimo de D.W. Griffith, panegírico do racismo e do Ku Klux Klan, o filme de Nate Parker narra um acontecimento de sentido ideológico completamente oposto - a mais sangrenta revolta de escravos nos EUA, em 1831.
No ano em que a falta de atores e realizadores afro-americanos provocou uma onda de controvérsia e indignação em redor da academia norte-americana, o potencial deste drama para estar presente nos próximos Oscars afigura-se como uma boa forma de limpar consciências e acalmar tensões.
O primeiro trailer surgiu na CinemaCon, local onde, esta semana, os grandes estúdios norte-americanos desejosos de estimular o interesse dos exibidores fizeram surgir novidades em catadupa.
Graças ao perfil oscarizável, a estreia nas salas dos EUA fica adiada até outubro. Ou seja, o resto do mundo só deverá ver o filme lá para o início de 2017.
Além de Parker, que escreve, realiza e protagoniza "The Birth of a Nation", o elenco conta ainda com Penelope Ann Miller, Jackie Earle Haley, Aja Naomi King e Mark Boone Jr.