Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
"The Amusement Park": a história do filme perdido de George Romero

Publicado em 10 Mai. 2021 às 18:30, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

"The Amusement Park": a história do filme perdido de George Romero

Fora de circulação desde 1973, vai ser possível redescobrir esta obra de terror assinada pelo realizador de "A Noite dos Mortos-Vivos".

Em 1973, ainda a usufruir do sucesso crítico e comercial de "A Noite dos Mortos Vivos" (1968) e com "Guerra ao Vírus da Loucura" (1973) em vias de se tornar numa obra de culto, o realizador George A. Romero aceita uma encomenda da conservadora Lutheran Society para produzir um filme em prol da consciencialização sobre os abusos e maus tratos a cidadãos idosos.

A partir desse pedido, Romero concebeu "The Amusement Park", a história de um senhor idoso que, no decurso de 52 minutos de filme, é vítima de diversas e pavorosas atribulações num parque de diversões.

Apesar de ser uma alegoria sobre as realidades do envelhecimento na América, a Lutheran Society revelou-se chocada com o conteúdo do filme, tendo impedido qualquer estreia comercial: todo o material fílmico foi confiscado, "arrumado na prateleira" e, com o passar do tempo, tornou-se praticamente impossível localizar o paradeiro de uma cópia do filme. No seio da filmografia de George A. Romero, o título era tão obscuro que nem possuía respetiva entrada no site IMDB.

Em 2018, no seguimento de vários anos de pesquisa, o escritor Daniel Kraus anunciou a descoberta de uma cópia de "The Amusement Park", tendo dado início a uma campanha de angariação de fundos para o restauro e exibição comercial do filme.

Com o restauro digital concluído, no ano passado, pela IndieCollect em colaboração com a George A. Romero Foundation, "The Amusement Park" vai estrear na plataforma norte-americana de streaming Shudder durante o próximo mês de junho, e existem planos para o seu lançamento em formato home cinema.

Recentemente, a Shudder divulgou o trailer da versão restaurada do filme.

Na opinião de quem já o viu, "The Amusement Park" é um dos filmes mais imaginativos de George A. Romero, pleno da crítica mordaz à sociedade e instituições norte-americanas que caracterizou sempre a sua carreira, e uma obra capaz de lançar novas luzes sobre a apreciação crítica do realizador de "A Noite dos Mortos-Vivos".