Cartaz de cinema

Tesouros do cinema mudo português apresentados em Paris

Publicado em 28 Fev. 2022 às 18:35, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)

Tesouros do cinema mudo português apresentados em Paris

A seleção de filmes efetuada pela Cinemateca Portuguesa será exibida na Fundação Jérôme Seydoux-Pathé.

A Cinemateca Portuguesa apresenta, em março, na Fundação Jérôme Seydoux-Pathé, em Paris, uma programação composta por grandes filmes do cinema mudo português.

No ciclo apresentado entre 9 e 29 de março, na sala parisiense, serão exibidos filmes emblemáticos do período mudo do cinema português, das adaptações literárias de clássicos da literatura como "Amor de Perdição" (Georges Pallu), a exemplos da influência das vanguardas europeias, como "Douro, Faina Fluvial" (Manoel de Oliveira), ou "Maria do Mar" (Leitão de Barros), passando pelas primeiras obras da Invicta Film assinadas por Rino Lupo ("Mulheres da Beira" e "Os Lobos").

Esta iniciativa, enquadrada na Temporada Portugal França, contará com a presença do director da Cinemateca, José Manuel Costa, e do director do ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), Tiago Baptista, que irão apresentar algumas  sessões. Para 18 de março está marcada uma conferência dedicada ao tema "Conservar, Digitalizar e Mostrar o Cinema Mudo Português", por Tiago Baptista.

A 19 de março, também em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, a Fundação Jérôme Seydoux-Pathé recebe uma mostra de imagens coloniais pertencentes à coleção da Cinemateca, num programa apresentado pela realizadora francesa Ariel de Bigault, no contexto do festival "L"Europe autour de l"Europe".

Mais informações sobre o programa no site da Fundação Jérôme Seydoux-Pathé.