Cartaz de cinema

"Terra Nova": adiada a estreia de filme português sobre a pesca ao bacalhau

Publicado em 11 Mar. 2020 às 11:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, COVID-19)

"Terra Nova": adiada a estreia de filme português sobre a pesca ao bacalhau

O filme de Artur Ribeiro, previsto para 19 de março, foi adiado para data a anunciar brevemente.

A estreia de "Terra Nova", o filme do realizador Artur Ribeiro, será adiada para nova data a anunciar brevemente, de acordo com decisão da produtora Cinemate e do distribuidor, a NOS Audiovisuais.

Sabemos que a mudança está ligada à epidemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus. O setor tem manifestado algum receio pela redução de idas ao cinema e pelo encerramento temporário de algumas salas.

Rodado no Mar da Noruega e baseado na obra literária "O Lugre",  de Bernardo Santareno", a longa-metragem "Terra Nova" foi apontada para estrear no centenário do nascimento do escritor, trazendo para o grande ecrã o que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal: a faina maior, nome dado à pesca do bacalhau durante partes do século XIX e XX.

"Terra Nova" acompanha a viagem de um navio bacalhoeiro pelas águas geladas do Labrador, ao longo de um mau ano de pesca. Como o bacalhau é escasso, o Capitão Silva, interpretado por Virgílio Castelo, decide navegar até à Gronelândia, rota nunca antes navegada pelos lugres.

Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, o filme segue o drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que já foi primeira-linha, mas caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado portador de má sorte para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores.

Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro.

Apesar do pulso de ferro do Capitão na liderança do navio, não consegue evitar um motim que compromete o objetivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo (Vítor D'Andrade), um médico que faz a primeira viagem e se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade.