Cartaz de cinema

"Tenet" visto por 38 mil espectadores em Portugal

Publicado em 31 Ago. 2020 às 20:51, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Box office)

"Tenet" visto por 38 mil espectadores em Portugal

O filme de Christopher Nolan ultrapassou largamente outros resultados obtidos desde a reabertura dos cinemas.

Após muitos atrasos e receios estreou finalmente em Portugal o filme "Tenet", que ganhou uma aura de salvador das salas de cinema após o início da pandemia. Repartido por 148 ecrãs, o primeiro grande título lançado por um estúdio norte-americano desde março foi visto por 38 mil espectadores entre quinta e domingo, em salas com lotações limitadas e normas de segurança e distanciamento.

Como comparação, "Tenet" conseguiu igualar sozinho, nestes quatro dias, o número de espectadores do fim de semana anterior, realizando uma receita bruta de bilheteira de 239 mil euros.

De acordo com o relatório do Instituto do Cinema e Audiovisual, o total de entradas de 26 a 30 de agosto foi de 77 745 espectadores. O segundo filme mais visto foi "A Fábrica dos Sonhos", com 7 840 espectadores. Seguiu-se "Os Novos Mutantes", com 7 255 espectadores.

Esta abertura positiva em Portugal acompanha a tendência internacional após ontem a Warner ter anunciado uma estimativa superior a 53 milhões de dólares em receita bruta de bilheteira nos 41 países onde o filme foi lançado. "Tenet" estreará agora nos EUA (3 de setembro) e na China (4 de setembro), os dois maiores mercados mundiais.