Publicado em 13 Set. 2022 às 12:47, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Temporada de prémios)
Os prémios mais importantes da televisão norte-americana foram entregues durante a madrugada de segunda para terça-feira com poucas surpresas.
Três horas de tédio. Três grandes vencedores. Assim se pode resumir a derradeira cerimónia de entrega dos Emmys que se desenrolou no Microsoft Theater em Los Angeles durante a madrugada de segunda para terça-feira, hora portuguesa, com Kenan Thompson em funções como anfitrião.
Antes, tinham sido entregues, noutras duas cerimónias separadas, os prémios técnicos e criativos que, com os Emmys agora distribuídos, perfazem uma infindável lista de 119 categorias.
"Succession", era a série dramática favorita com 25 nomeações, mais do que qualquer outra na colheita 2022. Venceu a categoria e recolheu ao todo quatro Emmys.
"Ted Lasso", com 20 nomeações, também recebeu quatro estatuetas, incluindo melhor comédia.
Com igual número de nomeações, "The White Lotus" venceu entre os filmes para televisão, minisséries, ou antologias e foi a mais premiada nesta edição dos Emmys com triunfos em 10 categorias.
Entre os atores, Jason Sudeikis (Ted Lasso) e Jean Smart (Hacks), foram os vencedores nas comédias, Lee Jung-Jae (Squid Game) e Zendaya (Euphoria) nos dramas, e Michael Keaton (Dopesick) e Amanda Seyfred (The Dropout) na categoria que reúne telefilmes, minisséries e antologias.
Abaixo, a relação de vencedores nas principais categorias.