Cartaz de cinema

"Taxi Driver" aos quarenta anos no Espaço Nimas em versão restaurada

Publicado em 19 Ago. 2016 às 21:20, por , em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema, Estreias)

"Taxi Driver" aos quarenta anos no Espaço Nimas em versão restaurada

A célebre frase dita por Travis Bickle, no filme "Taxi Driver", de Martin Scorsese, em 1976, será novamente ouvida no grande ecrã.

"You talkin' to me?"

A partir de 22 de setembro, "Taxi Driver" poderá ser visto no Espaço Nimas, em Lisboa, numa versão digital, restaurada e remasterizada, assinalando assim os 40 anos sobre a estreia do filme.

Robert de Niro interpreta Travis Bickle, um veterano da Guerra do Vietname, que percorre as ruas da fervilhante e decadente Nova Iorque dos ano 70 num táxi amarelo.

"Taxi Driver" foi uma das várias colaborações entre o realizador e o actor: antes estiveram juntos em "Os Cavaleiros do Asfalto", a seguir fizeram "O Touro Enraivecido", "O Rei da Comédia", "Tudo Bons Rapazes", "O Cabo do Medo" e "Casino".

Esta versão foi apresentada em março, no Festival de Cinema de Tribeca, do qual de Niro é um dos fundadores e onde esteve acompanhado de Scorsese, de Jodie Foster - que no filme interpreta uma jovem prostituta - e do argumentista Paul Schrader.

"É estranho pensar que passaram quatro décadas desde que filmámos Taxi Driver nas ruas de uma Nova Iorque muito diferente. O filme foi feito com uma grande energia, a começar pelo guião único do Paul, e eu trabalhei com o grupo mais extraordinário de artistas que poderia imaginar. A Jodie, que na altura tinha 13 anos, e o Bob, deram ao filme algo precioso, perigoso e, no fundo, marcante.", afirmou Scorsese na altura.

Trailer "Taxi Driver"