Publicado em 17 Ago. 2023 às 16:46, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
Os Talking Heads, uma das bandas mais importantes da história da música popular, voltam a reunir-se a 11 de setembro, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, não para tocar, mas para responder a perguntas a propósito da estreia da versão restaurada do filme "Stop Making Sense", de 1984.
David Byrne, Chris Frantz, Tina Weymouth e Jerry Harrison separaram-se oficialmente em 1991, decorridos 16 anos após o primeiro concerto da banda no CBGB em Nova Iorque, onde abriram para os Ramones.
Entretanto, o quarteto trocou acusações e apontou mágoas, quase sempre tendo como alvo David Byrne.
A última vez que estiveram juntos foi em 2002, durante a cerimónia de indução dos Talking Heads no Rock And Roll Hall Of Fame. Na altura tocaram quatro canções - foi a única atuação ao vivo da banda desde o fim da tournée "Speaking in Tongues" no início de 1984.
Agora, a A24, que adquiriu recentemente os direitos de "Stop Making Sense", realizado pelo falecido Jonathan Demme (o mesmo de "Silêncio dos Inocentes"), está a preparar um restauro digital em 4K do filme para celebrar o seu 40.º aniversário. A primeira exibição será em Toronto, com transmissão em direto para várias salas IMAX em todo o mundo concluída com uma sessão de perguntas e respostas moderada por Spike Lee que filmou o concerto "American Utopia", de David Byrne, em 2020.
Rodado ao longo de várias noites de espectáculos no Pantages Theater em Los Angeles, em dezembro de 1983, "Stop Making Sense" foi diversas vezes considerado um dos melhores filmes de sempre no género.