Cartaz de cinema

Taça do mundo de esqui alpino começa em Sölden com transmissão no Eurosport

Publicado em 19 Out. 2016 às 17:04, por , em Notícias de Televisão e Séries

Taça do mundo de esqui alpino começa em Sölden com transmissão no Eurosport

Vem aí o inverno e com ele mais uma época de esqui alpino no Eurosport. Entre 22 de outubro de 2016 e 19 de março de 2017 poderá acompanhar toda a ação da Taça do Mundo , a principal categoria da modalidade que cumpre 50 anos desde que foi criada.

Como vem sendo hábito, o Eurosport transmite todas as provas, tanto masculinas como femininas, numa digressão que passapor 14 países e 31 locais.

A edição 2016-2017 do calendário masculino prevê excecionalmente uma passagem por Jeongseon, na Coreia do Sul, onde os atletas vão competir nas Olimpíadas de Inverno em 2018.

A primeira prova decorre no fim-de-semana de 22 e 23 de outubro em Sölden, na Áustria, com as descidas do slalom gigante feminino (sábado) e masculino (domingo).

O glaciar de Rettenbach é o palco por excelência onde competem os melhores esquiadores do circuito. Na época passada, a italiana Federica Brignone entrou de pé direito ao vencer enquanto nos homens, o triunfo coube ao norte-americano Ted Ligety. No entanto, os pequenos globos de cristal da especialidade viriam a ser ganhos por Eva-Maria Brem e Marcel Hirscher, ambos da Áustria.

Uma oportunidade para os atletas colocarem em prática o treino realizado durante o verão. Depois de meses de preparação, têm finalmente a possibilidade de conquistar os primeiros pontos da temporada e a tradição revela que aquilo que acontece em Sölden tem importância nas contas finais.

Outro dos grandes aliciantes prende-se com o regresso da "Rainha das pistas" Lindsey Vonn, depois de uma lesão no final da época passada lhe ter negado o grande globo de cristal que fugiu para as mãos da suíça Lara Gut. Ainda assim, Vonn foi capaz de somar o pequeno globo de downhill.

Ao acumular 76 vitórias na Taça do Mundo ao longo da carreira, Vonn continua a ser a esquiadora alpina mais bem-sucedida de sempre. A história continua este Inverno onde a norte-americana espera aumentar o seu impressionante recorde e superar o sueco Ingemar Stenmark. Está a apenas 11 triunfos de se converter na máxima vencedora de provas da Taça do Mundo em toda a história da modalidade.

Já a eslovena Tina Maze, campeã do grande globo de cristal de 2013, vai abandonar as pistas, estando a despedida marcada para a pista caseira de Maribor, em janeiro do próximo ano. Assim Vonn terá como grandes rivais nas pistas a austríaca Anna Fenninger-Veith, campeã do grande globo de cristal de 2014 e 2015 e a norte-americana Mikaela Shiffrin, uma das jovens sensações da modalidade.

Nos homens, Marcel Hirscher conquistou pela quinta vez consecutiva o grande globo de cristal afirmando-se como um dos melhores e mais completos esquiadores da história. . Terá concorrência do norueguês Axel Lund Svindal, que se encontra algo debilitado e não totalmente em forma depois da grave lesão na época passada. O francês Alexis Pinturault e o norueguês Kjetil Jansrud são igualmente candidatos aos pódios.

A temporada terá ainda uma importante data no calendário com os Campeonatos do Mundo de Esqui Alpino a decorrerem em St. Moritz, na Suíça, entre 6 e 19 de fevereiro.

O comentador de esqui alpino João Paulo Freitas antevê um grande espetáculo: "Desde o início dos anos 90 que Sölden é o palco do início da época e, claro, com a disciplina rainha, o slalom gigante. É o único momento no campeonato em que as mulheres competem no slalom gigante na mesma pista que os homens. Uma pista mais longa e mais exigente".

A vitória não será tarefa fácil no Rettenbach até porque "dependendo das condições da pista e da neve, os últimos 300m ou 400m, que são muitos planos, podem ser decisivos. Qualquer erro feito na pendente antes desse sector influência a velocidade do esquiador. Emoção e velocidade não vão faltar até porque a pista conta com uma casa de partida situada nos 3000m e com duas zonas de inclinação superior a 50 por cento", explica João Paulo Freitas.

"A grande expectativa prende-se com a possibilidade de haver vitórias dos esquiadores da casa: Anna Fenninger-Veith e Eva-Maria Brem nas senhoras e Marcel Hirscher nos homens", conclui o comentador.

Horários de transmissão em Sölden - Áustria

Slalom gigante feminino

Primeira Manga – 8h45 – 9h55 Eurosport 1

Segunda manga – 11h45 -13h00 Eurosport 1

 

Slalom gigante masculino

Primeira Manga – 8h45 – 10h00 Eurosport 1

Segunda manga – 11h45 -13h00 Eurosport 1