Cartaz de cinema

"Summer Of Soul" estreia no Disney+ em julho e abre IndieLisboa em agosto

Publicado em 28 Jul. 2021 às 13:29, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Estreias)

"Summer Of Soul" estreia no Disney+ em julho e abre IndieLisboa em agosto

Um imenso e valioso conjunto de atuações de alguns dos nomes mais importantes da música do século XX, guardado numa cave durante cinquenta anos, vê finalmente a luz do dia.

O documentário "Summer of Soul (...ou, quando a revolução não pôde ser televisionada)" estreia no Disney+ a 30 de julho, e será o filme de abertura de 18.ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema, a 21 de agosto, informou hoje a Disney.

Na estreia como cineasta, o músico Ahmir "Questlove" Thompson (baterista dos The Roots), apresenta um documeno poderoso que combina a dimensão musical com o importante registo histórico criado em torno de um evento que celebrou a história, a moda e a cultura negra.

Durante seis semanas, no verão de 1969, a apenas cerca de 160 quilómetros de Woodstock, o Harlem Cultural Festival foi filmado em Mount Morris Park (atual Marcus Garvey Park). As imagens nunca foram exibidas e estiveram em grande parte esquecidas, até agora. Inclui atuações inéditas de alguns dos nomes mais marcantes da música popular norte-americana do século XX como Stevie Wonder, Nina Simone, Sly & the Family Stone, Gladys Knight & the Pips, Mahalia Jackson, B.B. King, ou The 5th Dimension, entre muitos outros.

Quarenta horas de filmagens foram gravadas, usando fitas de duas polegadas em bobina, o mais avançado sistema de vídeo disponível na época e, mais tarde, colocadas numa cave, onde permaneceram durante cerca de 50 anos. O produtor Robert Fyvolent tomou conhecimento das fitas e acabou por adquirir os direitos para cinema e televisão ao cineasta e produtor do evento, Hal Tulchin, que morreu em 2017. Depois, convidou Questlove, famoso pelos seus conhecimentos musicais enciclopédicos, para recuperar as imagens, dar-lhes algum contexto e ligação e trazê-las, finalmente, à luz do dia.

A proposta surgiu em 2018, mas o músico teve dúvidas quanto à sua capacidade de concretizar a tarefa dada a inexperiência no campo do cinema. Numa entrevista, afirmou que nomes com Ava Duvernay, ou Spike Lee pareceram-lhe escolhas mais acertadas. A insistência dos produtores e a curiosidade em investigar o tema e saber mais acerca da facilidade com que parte tão importante da história negra na América foi apagada, acabaram por convencê-lo.

Tulchin apelidou o projeto de "Black Woodstock" e tentou vender o filme a diversos estúdios. Recusado por todos, acabou por colocar as bobinas na cave da sua casa onde ficaram durante as décadas seguintes. Por feliz acaso, não se estragaram, um registo incrível de que apenas 35% acabou usado nas quase duas horas de "Summer of Love".

"Summer of Soul (...ou, quando a revolução não pôde ser televisionada)" teve estreia mundial no Festival de Sundance onde, no início de 2021 venceu o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Público.

Trailer "Summer of Soul (...ou, quando a revolução não pôde ser televisionada)"