Publicado em 24 Ago. 2020 às 16:57, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre, Festivais de cinema)
Uma seleção especial, pelos olhos do apreciador de película.
Com o início da 17.ª edição do IndieLisboa agendado já para amanhã, O Síndrome do Vinagre analisou a programação do Festival, com especial atenção aos títulos produzidos, inteira ou parcialmente, em formatos analógicos, assim como os filmes que elegeram as imagens de arquivo, ou o chamado estilo found footage aplicado ao documentário, como matéria-prima de trabalho.
Para a edição de 2020 (e sem contabilizar os títulos constantes das retrospetivas a Ousmane Sembène e dos 50 anos da secção Fórum do Festival de Berlim), o IndieLisboa propõe 36 "filmes analógicos" (abaixo detalhados pela secção em que serão exibidos). Um conjunto de obras onde domina a clara opção pela película de 16 mm, mas que também permitirá observar imagens registadas nas "velhas" cassetes de VHS, ou pela obsoleta fita magnética de Video8.
Se procuram uma experiência de festival de cinema assente em métodos de produção analógica, e rica em estética de película, então estes são os filmes a não perder:
A informação relativa aos horários das sessões destes filmes pode ser consultada no site do Festival. Também pode conhecer algumas sugestões da programação do IndieLisboa 2020 anteriormente partilhadas pelo filmSPOT, .