Publicado em 8 Mar. 2015 às 10:22, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Cinema Europeu, Celebridades, Bastidores)
No Dia Internacional da Mulher destacamos a longa-metragem que conta a história das mulheres que arriscaram tudo na luta pela igualdade e pelo direito de voto.
Na imagem estão as atrizes do filme Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Anne-Marie Duff e Meryl Streep; a realizadora, Sarah Gavron; a argumentista, Abi Morgan; e as produtoras, Faye Ward e Alison Owen. Estão acompanhadas por Helen e Laura Pankhurst, bisneta e trineta de Emmeline Pankhurst, a líder do movimento sufragista.
A fotografia foi tirada por Brigitte Lacombe em Londres, a 12 de Fevereiro de 2015.
O tema para o Dia Internacional da Mulher 2015 é "Fazer Acontecer" - as autoras e atrizes que surgem na fotografia fizeram precisamente isso.
O BFI (British Film Institute), entre 2007-2013, a percentagem média de filmes britânicos lançados anualmente que foram dirigidos por mulheres foi de 12%; e para os filmes escritos por mulheres a percentagem era pouco melhor, rondava os 14,8%.
Da mesma forma, nos EUA, o maior exportador mundial de filmes e séries para televisão, fazem-se ouvir vozes contra a diferença no tratamento de homens e mulheres em Hollywood.
É possível que o pequeno número de vozes femininas na indústria justifique que nenhum filme jamais tenha sido feito sobre as mulheres que há 100 anos lutaram pelo direito de voto. A sua estratégia de resistência passiva inspirou líderes políticos, de Gandhi a Martin Luther King. E é uma história que não deve ser esquecida.
Meryl Streep, que interpreta Emmeline Pankhurst em "Suffragette", comenta: "Cada filha deve saber essa história, cada filho escrevê-la no seu próprio coração".
Sarah Gavron, a realizadora de "Suffragette", afirma: "O Dia Internacional da Mulher lembra as conquistas das mulheres em todo o mundo e estou muito feliz por incluir o meu filme nessa celebração. A história das mulheres britânicas comuns que estavam dispostas a sacrificar tudo na sua luta pelo direito de votar é uma inspiração para todos nós na nossa luta permanente pela igualdade."
Helen Pankhurst é Assessora Especial para a Igualdade de Género da CARE International. No Dia Internacional da Mulher, uma série de realizadoras vão juntar-se a Helen e Laura Pankhurst para o Evento "Walk In Her Shoes" da CARE International – uma manifestação de solidariedade para com as mulheres e as meninas de todo o mundo para quem ainda perduram desigualdades e injustiças, e que ocorre em Londres a 8 de Março de 2015.
"Suffragette" é um drama que acompanha a história das ativistas nos primórdios do movimento feminista, mulheres forçadas à clandestinidade ao entrarem num perigoso jogo do gato e do rato com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo direito de voto.
Na maioria, eram mulheres trabalhadoras que assistiram ao falhanço dos métodos pacíficos de protesto. Radicalizadas, recorreram à violência como única via para a mudança e estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade - empregos, casas, filhos e mesmo as suas vidas.
Maud, a protagonista do filme, era uma dessas ativistas. A história da sua luta pela dignidade é comovente, inspiradora e tão emocionante como qualquer filme policial.
"Suffragette"conta com Carey Mulligan, Helena Bonham-Carter, Brendan Gleeson, Anne-Marie Duff, Ben Whishaw e Meryl Streep. O filme é realizado por Sarah Gavron , escrito por Abi Morgan (Brick Lane, Shame, A Dama de Ferro), e produzido pela Ruby Film de Faye Ward e Alison Owen (Brick Lane, Jane Eyre, Ao Encontro de Mr. Banks).
A estreia de "Suffragette" em Portugal está marcada para 17 de setembro de 2015.