Cartaz de cinema

"Stop the Traffic": 5 de agosto é dia de olhar sobre o planeta no Discovery Channel

Publicado em 1 Ago. 2016 às 10:55, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

"Stop the Traffic": 5 de agosto é dia de olhar sobre o planeta no Discovery Channel

Na sexta-feira, 5 de agosto, a programação do Discovery Channel será dedicada ao impacto humano sobre o ambiente e as medidas necessárias para resolver os problemas que nós próprios criámos.

De acordo com o canal, "Stop the Traffic" chega aos ecrãs com a intenção de consciencializar os espectadores para os problemas mais graves do planeta, desafiando todos a serem parte da solução, tanto individualmente como em sociedade.

A partir das 18h50, arranca "Sonic Sea", um documentário que analisa a importância do som para a comunicação entre os seres vivos, especialmente no fundo do mar, onde baleias e outras espécies marinhas dependem desta comunicação para acasalar, encontrar comida, migrar, cuidar das suas crias e defender-se dos predadores, e os estragos que o ruído da industrialização causa nesta sinfonia vital. "Sonic Sea" propõe uma viagem ao fundo marinho para descobrir as consequências do aumento da contaminação acústica do oceano e o que se pode fazer para a parar.

Narrado pela atriz Rachel McAdams o documentário inclui entrevistas com ecologistas marinhos, especialistas na vida oceânica e diversos ativistas, como o cantor Sting. "Sonic Sea" descobre que um melhor design dos navios, o estabelecimento de limites de velocidade para barcos de grandes dimensões, a imposição de métodos mais silenciosos para a exploração de recursos debaixo de água e a definição de zonas de exclusão para o uso de sondas, pode ajudar a reduzir o ruído nos oceanos e pôr fim à morte massiva de cetáceos.

A partir das 20h05, estreia "Nação Tucano", um comovente documentário que relembra a história de "Grecia", um Tucano vítima de maus tratos que teve repercussão internacional inspirando um forte sentimento de proteção animal em toda a Costa Rica. "Grecia" perdeu grande parte do seu belo bico às mãos de traficantes de aves, mas conseguiu a atenção de várias equipas de resgate e veterinários, bem como de especialistas em impressão 3D que se disponibilizaram para desenhar e criar uma prótese e reconstruir o seu bico. Realizado pela vencedora de um Emmy, Paula Heredia, "Nação Tucano" acompanha a recuperação de "Grecia" no refúgio para animais ZooAve, enquanto retrata a luta de um grupo de empenhados ativistas para conseguir que a crueldade animal seja sancionada na Costa Rica e alterar a mentalidade no país.

Stop the Traffic

Às 21h00, Frank Cuesta descobre os meandros do tráfico ilegal de animais e os maus tratos a que são submetidas as espécies mais vulneráveis na Tailândia e Indonésia, bem como os seus esforços para os libertar e devolver à selva. Pela mão do herpetólogo vamos visitar um mercado de animais, das dezenas que proliferam em diversas cidades da Tailândia e Indonésia, para provar as condições miseráveis em vivem macacos, esquilos voadores, corujas, iguanas, coelhos, cobras e morcegos, entre outras espécies, enjaulados e expostos para a venda, perante a passividade da polícia do país.

Este episódio especial de "Wild Frank", em grande parte rodado com recurso a câmara oculta, mostra o processo de recuperação de algumas destas criaturas uma vez salvas dos seus captores. Graças aos seus esforços, Cuesta e a sua associação para a defesa dos animais, a maioria das criaturas conseguem recuperar a liberdade no habitat natural. Seremos testemunhas do perigoso resgate de um leopardo bebé que um destes traficantes escondeu numa zona recôndita de Banguecoque, a sua recuperação, e finalmente, o seu emocionante regresso à liberdade numa zona protegida, a salvo de caçadores furtivos.

A proposta "Stop the Traffic" termina com "Clandestino", a partir das 22h55, que denuncia as atividades ilegais dos caçadores furtivos. Para tal, o repórter David Beriain viaja até à fronteira entre Moçambique e África do Sul, cenário de uma sangrenta guerra contra os caçadores ilegais de rinocerontes por parte dos rangers do Governo Sul-africano e dos mercenários que patrulham as reservas de caça privadas do país. O objetivo dos caçadores é a obtenção do corno destes animais, que no mercado asiático vale mais do que o ouro, tanto pelas propriedade medicinais e afrodisíacas que lhe são atribuídas pela medicina tradicional, como pelo facto de a sua posse ser considerada um símbolo de estatuto social.

A partir dos testemunhos dos implicados nesta guerra, Beriain apresenta aos telespetadores questões com importantes implicações éticas e difíceis respostas: É lícito matar um caçador furtivo para salvar um animal? Vale tanto a vida de um rinoceronte que justifique matar, ou morrer por eles? Existe outra forma de proteger os rinocerontes?

A programação especial "Stop the Traffic" estreia sexta-feira, 5 de agosto, no Discovery Channel.