Cartaz de cinema

"Soula" do argelino Issaad Salah vence o 26º Festival de Cinema Avanca

Publicado em 1 Ago. 2022 às 18:35, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

"Soula" do argelino Issaad Salah vence o 26º Festival de Cinema Avanca

O evento decorreu de 22 a 31 de julho e exibiu 135 obras entre curtas e longas metragens, trabalhos em vídeo e séries televisivas.

"Soula" é o grande vencedor da edição 2022 do Festival de Avanca. Realizado pelo argelino Issaad Salah, o filme ganhou o Prémio Cinema para Melhor Longa Metragem e o Prémio Melhor Fotografia. Em "Soula", uma jovem mãe solteira rejeitada pela família passa uma longa noite por estradas infindáveis numa espiral de encontros infelizes, mas deslumbrantes.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens "Make-Believers" de Kenjo McCurtain (Japão) e "Viagens em Cabeças Estrangeiras" de António Amaral (França), que também recebeu o prémio de melhor realizador. Aos atores deste filme francês, foram atribuídos ainda o Prémio para o Melhor Ator, a Julien Darney, e uma Menção Especial a Amine Benrachid.

O Prémio Curta Metragem foi para "Toutes les Nuits", de Latifa Said (França), igualmente distinguido com o Prémio de Melhor Argumento. A curta "Without You", do cineasta italiano Sergio Falchi, recebeu uma Menção Especial.

"Sorda", de Eva Libertad e Nuria Munoz, foi distinguida com o Prémio Melhor Som e Melhor Atriz (Miriam Garlo).

O Prémio de animação foi atribuído a "Aquamation" de Ho-yueh Chen (Taiwan).

"Soula" e "Sorda", foram também vencedores do prémio da Federação Internacional de Cineclubes.

O Prémio Estreia Mundial foi atribuído a "José Luís Espinosa – o espião" de Alfonso Palazon (Portugal), nas longas metragens e a "A Espuma e o Leão", de Cláudio Jordão entre as curtas.

A curta-metragem de animação "Purgatory Airlines", realizada por alunos da Escola Monsenhor Miguel de Oliveira de Válega e com alunos de outras escolas europeias numa coordenação de João Católico, recebeu uma Menção Especial.

O prémio vídeo foi atribuído a "Um narrador" de Miguel Seixas (Portugal) e o vídeo "Transparent I am" de Taokan Xu (Japão) recebeu uma Menção Especial. O Prémio Vídeo Estreia Mundial foi atribuído a "Once I passed" de Martin Gerigk (Alemanha).

O documentário "NTURUDU – Um carnaval sem máscara" de Arlindo Camacho (Portugal) venceu o Prémio Televisão e "No país de Alice" de Rui Simões (Portugal) e "Espejismos" de Alfonso Palazon (Espanha), receberam Menções Especiais.

O Prémio Estreia Mundial Televisão foi atribuído a "Homebound" de Ismail Fahmi Lubis (Indonésia).

Pela primeira vez, a competição Séries de Televisão distinguiu a segunda temporada da série "Arthur" de Nick Rusconi (Suíça).

O filme "Rapariga com um espelho" de Nuno Dias foi distinguido com o Prémio <30, destinado a realizadores com menos de 30 anos.

A animação "O Antiquário" de Manuel Matos Barbosa foi distinguido com o Prémio Sénior.

No AVANCA 2022 tiveram estreia mundial 30 filmes e foram exibidas 135 obras.