Cartaz de cinema

Sony quer adaptar "Gran Turismo" ao cinema

Publicado em 28 Mai. 2022 às 09:41, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Sony quer adaptar "Gran Turismo" ao cinema

Na realização do filme vai estar o sul-africano Neill Blomkamp, o mesmo de "Distrito 9" e "Chappie".

Um dos mais populares simuladores de corridas de automóveis está a caminho do cinema. Sony e Playstation preparam um filme inspirado no jogo "Gran Turismo".

O estúdio quer Neill Blomkamp na realização. Revelado com o brilhante "Distrito 9" em 2009, o sul-africano fez a passagem para as produções dos grandes estúdios com o interessante "Elysium", mas depressa viu a sua reputação cair a pique com o fracasso de "Chappie", em 2017. Só voltou às longas-metragens no ano passado com o discreto filme de terror "Demoníaco".

Apresentado pela primeira vez em 1997, "Gran Turismo" tornou-se um dos videojogos mais populares em todo o mundo com vendas superiores a 85 milhões de cópias. A versão 7, a mais recente, chegou aos consumidores em março deste ano.

Em grande parte devido à imensa quantidade de modelos que oferece aos jogadores e qualidade gráfica e precisão com que reproduz o comportamento real dos veículos, "Gran Turismo" é a série mais vendida de sempre da plataforma Playstation.

A primeira referência a uma adaptação ao cinema apareceu em 2013 com os produtores de "As Cinquenta Sombras de Grey",  Mike De Luca e Dana Brunetti, à cabeça.

O projeto pareceu caído no esquecimento até 2015, quando circulou o rumor de que Joseph Kosinski, o realizador de "Top Gun:Maverick" estaria interessado em dirigir o filme.

Agora, o projeto tem mesmo luz verde e a estreia nas salas está marcada para agosto de 2023.

Mais adaptações a caminho

Uncharted (2022)

Com este novo projeto, aumenta o número de filmes produzidos em conjunto pela Sony Pictures e pela Playstation Productions, a subsidiária fundada em 2019 com o objetivo de explorar adaptações de videojogos ao cinema e televisão.

O primeiro, "Uncharted", com Tom Holland e Mark Wahlberg, chegou às salas em fevereiro. Em desenvolvimento está também um filme inspirado em "Ghost of Tsushima", com Chad Stahelski (o mesmo de "John Wick") ao leme, e outro a partir do menos conhecido "Jak and Daxter".

Para a televisão e o streaming, entrou em produção "The Last of Us", com estreia planeada para 2023 na HBO. Ainda em fase de conceito, a Playstation Productions tem séries com base em "Twisted Metal", "God of War" e "Horizon".