Cartaz de cinema

"Sonhámos um País": documentário na RTP2 assinala aniversário da independência de Moçambique

Publicado em 21 Jun. 2021 às 15:44, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Sonhámos um País": documentário na RTP2 assinala aniversário da independência de Moçambique

Documentário biográfico de Camilo de Sousa e Isabel Noronha, estreado no Doclisboa em 2019 e no programa 7.Doc, "Sonhámos um País", coprodução entre Portugal e Moçambique, chega à RTP 2 a 24 de junho, véspera do dia em que se assinala mais um aniversário da Independência de Moçambique.

Nome de referência do cinema moçambicano, Camilo de Sousa esteve envolvido desde a primeira hora na criação do Instituto Nacional de Cinema, trabalhou na produção e realização de muitos documentários, no jornal de actualidades Kuxa Kanema e em alguns filmes de ficção.

Em "Sonhámos um País", recorda toda uma vida e, em particular, quando no início dos anos 70 (então com vinte anos) teve de abandonar a então Lourenço Marques para evitar ser preso pelo envolvimento na luta anticolonial. Após passar pela Europa, juntou-se à Frelimo, primeiro na base militar de Nachingwea e, depois, na guerrilha. Depois do 25 de Abril, passou a ser um dos três responsáveis da Frelimo na província de Cabo Delgado, já com o país independente, até descer de novo à agora Maputo e integrar o novel Instituto de Cinema, tornando-se realizador.

Hoje, a viver em Portugal, regressa a Moçambique para reencontrar os dois camaradas de armas que conheceu na guerrilha e com quem depois partilhou a direcção do partido em Cabo Delgado. Com Aleixo Caindi e Julião Papalo revive tempos antigos, quando a alegria da libertação deu lugar aos tempos negros em que a procura do "homem novo" veio destruir os sonhos e as ilusões de um país.

"Sonhámos um País", quarta-feira, 24 de junho, às 22h45, na RTP2.