Publicado em 11 Jun. 2020 às 20:11, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)
A quarta temporada da mostra de curtas-metragens portuguesas retoma as sessões em sala a 18 junho.
O cinema português em formato curto regressa à sala na cidade de Ovar com uma sessão a 18 junho que permitirá retomar a quarta temporada iniciada em janeiro de 2020 e interrompida em março, abril e maio.
A sessão de cinema será o primeiro evento com público a acontecer em Ovar desde a cerca sanitária que durou um mês e isolou completamente a cidade após um forte surto de Covid-19.
Curiosamente, o último evento público na cidade antes do isolamento foi a Festa dos premiados do Shortcutz Ovar 2019, que aconteceu a 6 de março.
Durante esta pausa forçada, o Shortcutz Ovar manteve-se vivo através de nove sessões online onde foram exibidas semanalmente as 30 curtas-metragens da seleção oficial que tinham sido projetadas em sala em 2019. Esta programação online registou mais de mil visualizações com um tempo médio de 45 minutos.
A nova temporada é retomada numa sala mais ampla na Escola de Artes e Ofícios (EAO), com lugares marcados, inscrição prévia, e intervalo de uma cadeira entre cada espectador.
Também a calendarização será alterada com a realização de sessões quinzenais em vez da habitual programação mensal. A primeira metade da temporada prosseguirá a 18 junho, 2 julho, 16 julho e 30 julho, com a habitual interrupção em agosto para prosseguir em setembro, outubro e novembro.
A seleção oficial competitiva 2020 do Shortcutz Ovar exibirá 30 filmes produzidos em 2019.
Nas próximas quatro sessões a programação inclui as seguintes curtas-metragens de imagem real:
E as animações:
O jovem realizador Rui Esperança estará presente nesta fase da programação com duas curtas-metragens em competição - "Os Inúteis" e "18".
A realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira regressará a Ovar com "Herói Invisível", três anos depois de ter recebido o prémio de melhor curta-metragem na primeira temporada do Shortcutz Ovar, em 2017, com "Campo Víboras".
Foto: Miguel Soares