Cartaz de cinema

Shortcutz Ovar: curtas-metragens da terceira temporada competitiva disponíveis no You Tube

Publicado em 15 Abr. 2020 às 12:18, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Shortcutz Ovar: curtas-metragens da terceira temporada competitiva disponíveis no You Tube

A equipa que programa desde 2017 o Shortcutz Ovar decidiu disponibilizar em linha a programação de curtas-metragens da terceira temporada competitiva que decorreu durante em nove sessões, entre janeiro e novembro de 2019.

O calendário de divulgação será semelhante, com nove sessões programadas entre abril e junho, sempre à quinta-feira, disponíveis num canal do Youtube criado e gerido pela Ovar Cultura, onde os filmes estarão disponíveis entre as 22h00 e as 02h00.

A primeira sessão em linha do Shortcutz Ovar vai acontecer quinta-feira, 16 abril, e exibirá as curtas-metragens: "John", de Rita Ornellas, "Ensaio Sobre a Morte", de Margarida Madeira, e "Fidalga", de Flávio Ferreira.

A programação completa, que conta com o apoios dos realizadores e da Agência Portuguesa da Curta-metragem, pode ser consultada na página da Shortcutz Ovar no Facebook.

A 17 de abril, o concelho de Ovar cumpre um mês em cerca sanitária com medidas mais restritivas do que aquelas que vigoram no resto do país.

Com esta iniciativa, a Shortcutz Ovar pretende oferecer ao público da cidade a hipótese de rever os filmes, ou descobrir a totalidade da programação. Desta vez, no entanto, a iniciativa estende-se além das fronteiras do concelho e a programação ficará acessível a todos os espectadores, em Portugal e em qualquer ponto do mundo.

Um gesto que, de acordo com os programadores, rompe simbolicamente a cerca, ao celebrar o cinema como espaço de liberdade, contribuíndo, ao mesmo tempo, para divulgar o espírito criativo das sessões Shortcutz, um movimento presente em várias cidades e diferentes países que visa apoiar jovens talentos do cinema, promover a interação direta entre artistas e público e criar uma presença constante do cinema e da arte nos hábitos culturais urbanos.

Foto: Miguel Vieira Pinto