Publicado em 24 Jun. 2025 às 15:43, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)
O realizador britânico, terminou as filmagens da sua primeira longa-metragem em 17 anos. A estreia está prevista para 2026.
O realizador britânico Shane Meadows concluiu a produção do seu novo filme "Chork", o primeiro que realiza desde 2008. É o regresso do cineasta ao cinema após quase duas décadas dedicadas maioritariamente à televisão.
"Chork" tem estreia prevista para 2026 e conta com argumento escrito por Meadows pelo seu colaborador de longa data Jack Thorne, também conhecido por trabalhos como a recente série "Adolescence".
As filmagens decorreram ao longo da costa leste de Inglaterra, entre Kent passando pelo Lincolnshire até à Escócia e terminaram no primeiro semestre de 2025.
A narrativa centra-se em Kit, de 15 anos, e Ani, de 11, duas irmãs que fogem de uma casa de acolhimento e começam uma viagem pelo litoral do Reino Unido, enquanto tentam escapar às autoridades. Com a busca policial em curso, Kit vê-se obrigada a usar toda a astúcia para proteger a irmã e alcançar o objetivo que ambas partilham.
Shane Meadows tornou-se um nome de referência no cinema independente britânico com "This Is England" (2006), galardoado com um BAFTA para Melhor Filme Britânico e distinguido nos British Independent Film Awards do mesmo ano.
A obra deu origem a uma trilogia televisiva - "This Is England '86", "'88" e "'90" - exibida no Channel 4 entre 2010 e 2015. A série acompanhou as personagens do filme ao longo de diferentes fases das suas vidas, cruzando dramas sociais e memórias históricas recentes do Reino Unido.
Sobre o novo projeto, o realizador afirmou: "Voltar ao cinema após 17 anos, escrever novamente com Jack Thorne e trabalhar com tantos colaboradores talentosos foi um privilégio absoluto." Acrescentou ainda que "Chork" acompanha "duas jovens brilhantes e irreverentes numa viagem de fuga ao longo desta gloriosa ilha".
O percurso de Meadows caracteriza-se por uma abordagem realista e intimista, muitas vezes inspirada em experiências que viveu. Uma estética frequentemente associada ao realismo social (designado por "kitchen sink realism") de realizadores como Mike Leigh e Alan Clarke.
Depois da minissérie "The Virtues", o drama psicológico com Stephen Graham no papel principal, Meadows realizou em 2021 a série "The Gallows Pole", adaptação do romance histórico de Benjamin Myers. Ambientada no século XVIII, a obra dramatiza a história verídica de um gangue de falsificadores liderado por David Hartley, que protagonizou uma das maiores fraudes económicas da história britânica.