Cartaz de cinema

Shailene Woodley detida em protesto contra oleoduto que atravessa território sagrado dos Sioux

Publicado em 11 Out. 2016 às 17:22, por , em Notícias de cinema (Temas: Celebridades)

Shailene Woodley detida em protesto contra oleoduto que atravessa território sagrado dos Sioux

A atriz Shailene Woodley foi detida segunda-feira durante um protesto contra a construção de um oleoduto no estado do Dakota do Norte, nos Estados Unidos. De acordo com o site TMZ, Woodley foi acusada de invasão de propriedade privada e de perturbar a ordem pública.

Woodley, conhecida pela participação em filmes como "Divergente", ou "A Culpa É das Estrelas", fazia parte de um grupo de perto de cem manifestantes, dos quais 27 foram levados pela polícia, após repetidos avisos para que abandonassem o local, afirma a mesma fonte.

A atriz filmou o momento da sua detenção em direto na sua página do Facebook, num vídeo que continua disponível:

Já hoje, terça-feira, um representante de Woodley citado pela People dá conta da sua libertação.

Os protestos contra a construção do oleoduto de Standing Rock começaram em maio.

A obra destina-se a transportar crude obtido por fratura hidráulica numa exploração no Dakota do Norte até à refinaria que fica nos arredores de Chicago. O percurso projetado passará por um rio nas proximidades da reserva de Standing Rock e através de antigos cemitérios habitualmente usados pela nação Sioux. Entre outros receios, os ativistas temem que eventuais avarias no oleoduto provoquem a contaminação das águas.

No passado domingo, uma providência cautelar foi recusada por um tribunal federal, o que permitiu a continuação das obras que terão um custo estimado de 3,7 milhões de dólares.