Cartaz de cinema

Sessões inclusivas em abril nos Cinemas NOS

Publicado em 27 Mar. 2018 às 12:33, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)

Sessões inclusivas em abril nos Cinemas NOS

As "Sessões Descontraídas" destinam-se a famílias e grupos de crianças pequenas, pessoas com autismo, deficiências sensoriais, intelectuais, ou défice de atenção.

A NOS Cinemas, em colaboração com as associações Acesso Cultura e Vencer Autismo, promovem em Abril o que designam por "formato mais inclusivo de experiência de cinema". Intituladas de "Sessões Descontraídas" destinam-se a famílias, ou grupos com crianças pequenas, pessoas com condição do espectro autista, deficiências sensoriais, ou intelectuais, ou com défice de atenção.

Estas sessões vão diferenciar-se das restantes por incluirem condições especiais de luz, som e projeção e  regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e barulho do público. O objetico, segundo os promotores é a criação de uma "atmosfera mais descontraída destinada a reduzir níveis de ansiedade e a permitir uma experiência mais agradável".

Maria Vlachou, diretora executiva da Acesso Cultura disse sobre a iniciativa que "existem muitas pessoas que não vão ao cinema porque receiam incomodar os outros, ou porque não se sentem confortáveis numa sala completamente às escuras, ou com o som muito alto. Estamos neste projeto a aproximá-los da magia da sétima arte tal como qualquer outra pessoa, num ambiente inclusivo, na companhia dos seus familiares e amigos".

As sessões vão decorrer em abril, às 11h00 de domingo, nos Cinemas NOS Colombo e Cinemas NOS NorteShopping.

Programação

8 de Abril "Gnomeo & Juliet: Sherlock Gnomes"

15 de Abril "Peter Rabbit"

22 de Abril "Paddington 2"

29 de Abril "Gangue do Parque 2"