Cartaz de cinema

Série documental sobre Gomes Freire de Andrade começa rodagem no final do ano

Publicado em 30 Jun. 2020 às 12:29, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Cinema Português, Primeiro olhar)

Série documental sobre Gomes Freire de Andrade começa rodagem no final do ano

O projeto pretende dar a conhecer a vida de uma personalidade militar e política única durante a história portuguesa da segunda metade do século XVIII e primeiros anos do século XIX.

A MauMauMia foi convidada para, em conjunto com a Noite Americana Produções, produzir a série documental "Gomes Freire de Andrade – A Tempestade", que abordará a aventurosa vida do General Gomes Freire de Andrade.

O projeto inicial cabe à produtora portuguesa MauMauMia conta, ainda, com a coprodução de Produtoras de cinco Países Europeus onde o General Gomes Freire de Andrade viveu: Federação Russa, Áustria, França e Espanha.

As filmagens vão passar por todos estes locais: desde a Áustria, onde Gomes Freire de Andrade nasceu e foi iniciado na Maçonaria, passando por Espanha e França, e ainda pela Rússia, sempre como militar destacado, até Portugal, onde é eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano. Acabou enforcado no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, juntamente com outros 11 oficiais portugueses, revoltosos contra o domínio dos ingleses, liderados pelo General Beresford, que ocuparam o país após a derrota das tropas de Napoleão e clamando pelo regresso do Rei D. João VI e da família real que estabeleceram corte no Brasil para escaparem da captura pelos invasores franceses, em 1807.

O coordenador geral do projeto, Paulo Ferreira do Amaral, descreve o General Gomes Freire de Andrade como "uma personagem ímpar, com um percurso militar e político relevante na segunda metade do século XVIII e primeiros anos do século XIX, tendo testemunhado acontecimentos que mudaram para sempre a história contemporânea da Europa e do Mundo".

Ainda segundo Paulo Ferreira do Amaral, "a partir de uma ideia inicial de Maurício Valente Ribeiro, que para além de Produtor da série, é também o seu mais evidente entusiasta, reuniram-se vontades de Municípios onde a presença de Gomes Freire de Andrade foi mais forte, nomeadamente em Oeiras, Porto e Lisboa, para além da evidente influência que a morte de Gomes Freire de Andrade teve na constituição do Sinédrio, no Porto, e no movimento geral que deu origem à Revolução de 1820, que transformou o nosso País para sempre, trazendo-o para a modernidade."

"Aliás, comemoram-se este ano os 200 anos da Revolução de 1820 e, por isso, não vejo melhor maneira de homenagear uma das personagens mais relevantes da história portuguesa nesta data tão significativa".

A pesquisa e o argumento estiveram a cargo de Teresa de Sousa e Graça Castanheira, sendo esta última, igualmente, a realizadora responsável pela obra. A supervisão científica foi entregue ao Prof. Doutor António Pires Ventura, da Universidade de Lisboa.

Prevê-se que a série estreie no segundo semestre de 2021. Entretanto, o projeto encontra-se em fase de pré-produção, com a rodagem prevista para o final de 2020.