Cartaz de cinema

Série com Jude Law no papel de um jovem e polémico Papa em novembro no TVSéries

Publicado em 11 Out. 2016 às 12:20, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Série com Jude Law no papel de um jovem e polémico Papa em novembro no TVSéries

Criada e realizada por Paolo Sorrentino, com Jude Law e Diane Keaton nos principais papéis, a série em dez episódios "The Young Pope" é o relato ficcionado dos primeiros tempos do pontificado de Pio XIII. Nascido Lenny Belardo, é o Papa mais jovem de sempre e o primeiro americano a ocupar a cadeira de São Pedro.

O novo líder da Igreja Católica Romana é também uma personagem complexa e conflituosa. Tão conservador nas suas escolhas que chega a aproximar-se do obscurantismo, contudo cheio de misericórdia para com os fracos e os pobres.

O mundo esperava que o sucessor de Pedro fosse o Cardeal Michael Spencer (James Cromwell), mas o Cardeal Voiello, secretário de Estado do Vaticano, tinha outros planos e colocou o jovem Belardo no topo da hierarquia da Igreja Católica. Voiello acreditava que um homem com menos de 50 anos seria mais fácil de controlar e manipular, como uma marioneta.

O facto de ser bem-parecido só funcionou como uma vantagem adicional, numa época em que até a Cidade do Vaticano possui um departamento de marketing, liderado pela sensual Sofia (Cécile de France). Mas a aparente pacatez de Lenny Belardo cedo se esfuma, a começar logo pela escolha do nome.

Pio XIII, traz à memória o Papa Pio XII, lider imperturbável da Igreja durante o período nazi. O novo papa acredita ser Deus e vai agir como tal. Mas Pio XIII é arrogante, petulante e insolente, homem de pecados bem terrenos que elege como seus inimigos os cardeais e a instituição que agora comanda.

Há uma única voz que Pio XIII ouve com atenção. A da Irmã Maria, conhecedora profunda das suas fraquezas, por ter acompanhado o seu crescimento num orfanato nos Estados Unidos. A presença da freira nas mais altas instâncias do Vaticano é vista como uma afronta direta a Voiello, quanto mais não seja porque não há espaço para as mulheres no topo da hierarquia da Igreja Católica.

"The Young Pope", co-produzida pela Sky Atlantic, Canal Plus e HBO, pretende ser uma reflexão sobre a igreja que lidera a vida de mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e estreia domingo, 6 de novembro, no TVSéries, às 23h00.

Trailer "The Young Pope"