Cartaz de cinema

Sequela de "Gladiador" em pré-produção

Publicado em 5 Dez. 2022 às 18:51, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Sequela de "Gladiador" em pré-produção

Ridley Scott está em negociações para filmar em Marrocos.

A cidade marroquina de Ouarzazate poderá servir de base à sequela de "Gladiador". A imprensa em Marrocos dá conta de que Ridley Scott procura locais para a rodagem e que os produtores estão em negociações com a Atlas Studios da cidade conhecida como a "Hollywood Marroquina".

Anunciada pela primeira vez em 2018, a intenção de Scott dar continuidade ao filme que ganhou o Oscar de melhor filme em 2001 foi reforçada antes da pandemia pelos produtores Walter F. Parkes e Laurie MacDonald. Segundo eles, a história será retomada 25 anos após os acontecimentos do filme original e centrar-se-à em Lucius, sobrinho de Commodus, a personagem de Joaquin Phoenix.

"Gladiador" contou a história do general romano Maximus Maximus Decimus Meridius, traído por Commodus, sobrinho do imperador Marco Aurelio que assassina o tio e assume o poder. Maximus, interpretado por Cameron Crowe (papel que lhe daria o Oscar) passa a ser um escravo e torna-se gladiador, mantendo viva a esperança de um dia se vingar.

Peter Craig, que tem no currículo a coautoria da história que serviu de base a "Top Gun: Maverick" e o argumento de "The Batman" com Robert Pattinson, bem como a escrita dos dois últimos capítulos da saga "Hunger Games", assumiu a responsabilidade de desenvolver o argumento do novo filme.

Caso se confirmem as filmagens em Ouarzazate, será o regresso de Scott ao local onde filmou "O Reino dos Céus", drama histórico de 2005 passado no período das cruzadas.

Antes, terá de terminar "Kitbag", o filme sobre Napoleão Bonaparte visto pelo prisma da sua amante Josephine, que deverá chegar ao serviço de streaming da Apple no próximo ano.

O cineasta britânico de 85 anos, que se iniciou na publicidade, assinou filmes como "Alien" (1979), Blade Runner" (1982), "Thelma e Louise" (1991), ou "Black Hawk Down" (2001).

Em 2021 lançou "O Último Duelo", com Jodie Comer, Adam Driver, Ben Affleck e Matt Damon; e "Casa Gucci", inspirado num homicídio no seio da célebre família ligada à moda.