Publicado em 26 Jun. 2025 às 22:18, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Norte-Americano)
O filme terá por base os artigos da investigação jornalística "The Facebook Files" publicados no Wall Street Journal, e irá explorar os impactos sociais da plataforma.
Aaron Sorkin vai regressar ao universo de "A Rede Social" (The Social Network). A Sony Pictures confirmou que o argumentista e realizador está a desenvolver "The Social Network Part II", um novo filme que servirá como continuação do original de 2010.
Sorkin, que ganhou um Óscar pelo argumento, irá agora também assumir a realização.
O material base para o filme vem de um conjunto de artigos de Jeff Horwitz publicados no Wall Street Journal em 2012. A investigação, que ficou conhecida como "The Facebook Files", revelou documentos internos da Meta (então ainda designada Facebook) e expôs problemas relacionados com a rede social, incluindo o impacto negativo em adolescentes, a disseminação de desinformação e os efeitos em países fora dos Estados Unidos.
Mais do que uma sequela direta, o novo filme será uma continuação do tema iniciado em "A Rede Social", baseado no livro "The Accidental Billionaires", de Ben Mezrich, e realizado por David Fincher.
Sorkin manifestou várias vezes o desejo de revisitar a história do Facebook, mas só recentemente encontrou o ângulo certo. Em declarações anteriores, referiu que os acontecimentos de janeiro de 2021, quando o Capitólio dos EUA foi invadido, reforçaram a sua convicção de que a plataforma teve um papel relevante na polarização política.
Não é certo se Jesse Eisenberg regressará ao papel de Mark Zuckerberg.