Cartaz de cinema

Segunda temporada de "A Arte Elétrica em Portugal" em estreia na RTP1

Publicado em 21 Fev. 2020 às 15:37, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Segunda temporada de "A Arte Elétrica em Portugal" em estreia na RTP1

A história do rock português prossegue desde 1993 até à atualidade no regresso da série documental.

A continuação da viagem pela "Arte Elétrica em Portugal" aborda os grandes fenómenos das vendas da década de 90, quando as rádios finalmente descobrem o alcance da música portuguesa. Dá a conhecer as bandas que abriram caminho a um espaço alternativo e mais subterrâneo e a geração de independentes que continuam o trabalho traçado pelos pioneiros dos anos 90.

Esta segunda temporada encerra com os mais recentes fenómenos onde, muitos deles, se traduzem nas nuances elétricas, ou no cruzamento do rock com as novas tendências que passam pela fusão de géneros.

Uma viagem pela história do rock que se cruza com a de um país capaz de cada vez mais ouvir e esgotar concertos e festivais em que bandas portuguesas são cabeça de cartaz.

No episódio de estreia, há lugar a uma conversa com um dos fenómenos do rock português – os Xutos e Pontapés - donos de um singular percurso de grande longevidade e ligação aos inúmeros fãs.

Depois do enorme sucesso nos anos 80, os Xutos e Pontapés começam a década de 90 com percalços e o fim da banda parece anunciado. O sucesso renasce a meio da década com a gravação em formato acústico do álbum "Ao Vivo na Antena 3" onde se destaca uma nova versão da música "Homem do Leme", que se torna, de um dia para o outro, num dos maiores sucessos de sempre do rock português. No final da década, os Xutos e Pontapés são de novo a grande referência da nossa música elétrica. A banda afirma-se como uma imparável máquina de rock em Portugal, assinando produções ao vivo que se estendem até aos dias de hoje.

Promo "A Arte Elétrica em Portugal" (segunda temporada)

"A Arte Elétrica em Portugal", temporada dois, estreia terça-feira, 25 de fevereiro, às 22h30 na RTP1.

A primeira temporada pode ser vista, ou revista, na RTP Play.