Cartaz de cinema

Sátira política norueguesa vence o festival Cannesseries

Publicado em 22 Abr. 2023 às 15:21, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Sátira política norueguesa vence o festival Cannesseries

"Power Play" acompanha a subida ao poder da primeira mulher a chefiar um governo na Noruega.

A sátira política norueguesa "Power Play" ganhou o prémio de melhor série na sexta edição do festival Canneseries que decorreu entre 14 e 19 de abril. Triunfou numa competição a que concorreram 10 produções de onze países.

"Power Play" conta a história de Gro Harlem Brundtland que, no final dos anos 70, trabalhou como médica empenhada na luta pelo direito ao aborto. Quase por acidente vê-se envolvida na política e das ruínas da alardeada social-democracia trabalhista torna-se a primeira mulher e chefiar um governo da Noruega, em 1981.

O thriller sul coreano "Bargain" recebeu o prémio para o melhor guião pela história de uma rede de tráfico de órgãos humanos e respetivas vítimas que, de repente, têm de escapar a um terramoto.

A atriz israelita Dar Zuzovsky ganhou o prémio de melhor representação por "Curduroy", uma série ambientada na vida noturna de Tel-Aviv.

Outra série israelita, "Carthago", que decorre num campo de prisioneiros de guerra no norte de África durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu o prémio especial para o melhor elenco.

Este ano, o Canneseries abriu com a estreia de "Silo", série da Apple TV+ baseada nos romances de ficção científica homónimos de Hugh Howey. É a história das últimas dez mil pessoas na Terra que vivem mais de um quilómetro abaixo da superfície, protegidas de um mundo exterior mortífero e tóxico. Ninguém sabe quando ou porque foi construído o silo, e todos os que tentam descobrir sofre consequências fatais. Rebecca Ferguson interpreta Juliette, uma engenheira que procura respostas sobre o assassinato de um familiar e tropeça num segredo muito maior do que poderia ter imaginado, levando-a a compreender que a verdade pode matar.

Foram ainda mostrados, pela primeira vez, episódios de novas séries como "Atração Fatal" (Paramount+), ou "Dead Ringers" (Prime Video). O festival encerrou com a apresentação da quinta e última temporada de "A Maravilhosa Mrs. Maisel" na presença das estrelas Rachel Brosnahan, Alex Borstein e Tony Shalhoub.