Publicado em 2 Out. 2023 às 17:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)
A decorrer entre outubro e novembro nos 13 cinemas do circuito, a mostra inclui filmes com origem na União Europeia.
Os 13 cinemas da Cineplace vão servir de palco ao 1.º Festival Sumol de Cinema Europeu, a decorrer em outubro e novembro. A iniciativa visa, de acordo com os promotores, "demonstrar o compromisso em apoiar a indústria cinematográfica, os realizadores, distribuidores e produtores europeus, fortalecendo os laços com a comunidade cinematográfica". Ao mesmo tempo, pretende-se "diversificar a programação", promover "a diversidade cultural e artística", e "atrair um novo público", referem em comunicado.
Nos multiplexes da Cineplace em Braga, Algarve, Portimão, Madeira, Leiria e Loures haverá uma sala dedicada ao Festival com quatro sessões diárias em sistema de rotação que permitirá exibir todos os filmes na principal sessão da noite. Nos restantes cinemas, com menos ecrãs, a mostra terá sempre duas sessões diárias.
Entre os filmes programados estão "O Sol do Futuro", de Nanni Moretti, "No Verão Passado", de Catherine Breillat, e "The Old Oak", de Ken Loach, todos da seleção oficial do Festival de Cannes 2023; o documentário "Marcha Sobre Roma", de Mark Cousins, nomeado para os prémios europeus de cinema em 2022 e estreado no Festival de Veneza nesse ano; "Reino Animal", de Thomas Cailley, filme de abertura da secção Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2023; e uma forte presença portuguesa com "The Nothingness Club", de Edgar Pêra, "A Sibila", de Eduardo Brito, "O Misterioso Caso de Lázaro Lafourcade", de Tiago Durão, e "Onde Fica Esta Rua", o documentário onde João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata recordam os locais onde foi rodado "Verdes Anos", o título fundador do novo cinema nacional.