Cartaz de cinema

Saiba quais os 5 finalistas dos mais belos locais europeus para filmar

Publicado em 10 Nov. 2020 às 15:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Europeu, Bastidores)

Saiba quais os 5 finalistas dos mais belos locais europeus para filmar

A European Film Commissions Network (EUFCN) lançou ontem a 4.ª edição do EUFCN Location Award ao anunciar os nomes dos finalistas que vão competir pela distinção de melhor local europeu para filmagens de exteriores.  

Os finalistas são:

  • Banská Štiavnica ("Drácula") - Comissão de Cinema Eslovaca (Eslováquia)
  • Lago Resia nos arredores de Curon ("Curon") - IDM Südtirol Alto Adige Film Commission (Itália)
  • Castelo de Moritzburg ("Charlie's Angels") - MDM Film Commission (Mitteldeutsche Medienförderung GmbH) (Alemanha)
  • Igreja e Mosteiro de Paizlis ("Catherine the Great") - Kaunas Film Office (Lituânia)
  • Zona de Prilep ("Vrba") Comissão de Cinema da Macedónia do Norte (Macedónia do Norte)

O EUFCN Location Award em colaboração com a Cineuropa distingue anualmente locais na Europa usados para rodagem de cenas de exteriores. Durante a primeira fase da competição, os membros da EUFCN tiveram a oportunidade de inscrever um local do respetivo país utilizado na rodagem de um filme, série de TV, ou documentário estreado entre 2 de julho de 2019 e 20 de setembro de 2020.

"Recebemos um recorde de 28 inscrições, todas de locais maravilhosos" diz o presidente da EUFCN, Truls Kontny que agradeceu também o papel do júri composto por profissionais do setor.

O vencedor do EUFCN Location Award 2020 será determinado pelo voto do público que também poderá participar num sorteio cujo prémio será precisamente uma viagem ao local vencedor.

Em 2019, o local vencedor foi a ilha de El Hierro, no arquipélago das Canárias, usada como cenário de exteriores na série "Hierro". Sucedeu a outra ilha, no caso Corfu, vista recentemente na série "Os Durrells". O primeiro prémio, atribuído em 2017, coube à cidade alemã de Görlitz, graças ao filme "The Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson.

"O objetivo da nossa associação é a promoção da indústria e da cultura cinematográfica europeias. Através deste prémio queremos destacar a importância dos locais de filmagem de exteriores", comenta Kontny que se declara confiante de que a iniciativa também contribuirá "para o renascimento do turismo na Europa, em nome do cinema".

A votação decorre no site da Cineuropa. Começou a 9 de novembro e prolonga-se até 12 de janeiro de 2021.

O prémio 2020 será entregue à comissão de cinema vencedora, em fevereiro, durante o próximo Festival de Cinema de Berlim.

A European Film Commissions Network é uma associação sem fins lucrativos que apoia e promove a indústria e a cultura cinematográfica europeias. Atualmente, representa 98 comissões e instituições cinematográficas europeias de 31 países diferentes.