Cartaz de cinema

Sai "Listen" entra "Vitalina Varela" como filme português candidato aos Óscares 2021

Publicado em 21 Dez. 2020 às 10:38, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Cinema Português)

Sai "Listen" entra "Vitalina Varela" como filme português candidato aos Óscares 2021

Uma votação relâmpago, organizada pela academia portuguesa, escolheu o substituto após a exclusão do filme de Ana Rocha de Sousa.

O filme "Vitalina Varela", do realizador Pedro Costa, será o candidato português ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, em substituição de "Listen", anunciou esta segunda-feira a Academia Portuguesa de Cinema.

Após a exclusão de "Listen", por violar a regra que exige pelo menos 50% do diálogo noutro idioma que não o inglês, comunicado na sexta-feira, 18 de dezembro, foi organizada uma segunda consulta aos filiados da Academia Portuguesa de Cinema, no sentido de garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam selecionado o filme na primeira votação, assegurando a maior representatividade possível.

"Vitalina Varela" estreou em 2019 no Festival de Locarno, na Suíça, onde recebeu o prémio máximo, o Leopardo de Ouro, assim como a protagonista, Vitalina Varela, duplamente premiada como melhor atriz. O filme explora uma história anunciada por Pedro Costa em "Cavalo Dinheiro", o da mulher da personagem Ventura, que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral.

Desde então o filme já foi exibido em mais de 50 festivais de cinema, cinematecas e ciclos dedicados a Pedro Costa, tendo sido premiado na maioria dos certames, como o Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, em Abril, que deu ao realizador o prémio Persistence of Vision.

A 93ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby em Los Angeles, durante a qual a Academia Americana de Cinema irá distribuir prémios em 23 categorias.