Publicado em 9 Dez. 2023 às 12:47, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)
Estrela do cinema nos anos 70 através de "Love Story", "Lua de Papel" e "Barry Lyndon", mais recentemente participou na série "Ossos" ao lado de Caleb Deschanel.
Ryan O'Neal, ator norte-americano, popularizado em filmes como "Love Story", "Lua de Papel", ou "Barry Lyndon", morreu sexta-feira aos 82 anos, fez saber um dos filhos.
Não foi divulgada a causa da morte. O'Neal foi diagnosticado com cancro da próstata em 2012. Uma década antes, soube-se que sofria de leucemia crónica.
Treinou como pugilista antes de se dedicar à representação. Em 1964 foi um dos galãs da conhecida telenovela "Peyton Place" e, em 1970, garantiu o papel no cinema que o projetaria como estrela. Ao lado de Ali MacGraw protagonizou "Love Story", um drama romântico nomeado para sete Óscares que seria também o campeão das bilheteiras nesse ano.
Dois anos mais tarde, ao lado de Barbra Streisand, foi dirigido por Peter Bogdanovich na comédia "Que Se Passa, Doutor?". O mesmo realizador escolheria a dupla Ryan e Tatum O'Neil, pai e filha, para os papéis principais de "Lua de Papel", uma comédia dramática passada durante a Grande Depressão sobre um vigarista que forma uma parelha improvável com uma menina que pode ser sua filha.
Em 1975, Ryan O'Neil tem o que será provavelmente o seu melhor trabalho na pele de um oportunista irlandês na Inglaterra do século XVIII.
A carreira do ator prosseguiu de forma mais discreta a partir de meados dos anos 80.
Em 2009, foi condenado a frequentar um programa de desintoxicação após ter sido encontrado na posse de metanfetanimas com um dos filhos.
Entre 2007 e 2017 foi presença regular na série policial "Ossos" onde interpretava o pai da protagonista, Caleb Deschanel.