Cartaz de cinema

"Rust": filme que custou a vida à diretora de fotografia Halyna Hutchins será concluído a partir de janeiro

Publicado em 5 Out. 2022 às 20:48, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)

"Rust": filme que custou a vida à diretora de fotografia Halyna Hutchins será concluído a partir de janeiro

A produção chegou a acordo com os representantes da cineasta britânica que morreu num acidente com arma de fogo em outubro de 2021.

Alec Baldwin e a produção do western "Rust" chegaram a um acordo com os representantes de Halyna Hutchins, a diretora de fotografia que morreu após um acidente com arma de fogo durante a rodagem, a 21 de outubro de 2021, no Novo México.

Não foram divulgados detalhes do acordo, anunciado em primeira mão pelo Deadline Hollywood e ainda sujeito a aprovação do tribunal, mas sabe-se que uma das contrapartidas é a inclusão do marido da vítima, Matthew Hutchins, como produtor executivo do filme.

As filmagens de "Rust" serão retomadas em janeiro de 2023 com o elenco original.

Halyna Hutchins morreu de ferimentos sofridos quando Baldwin disparou acidentalmente um revólver que seria usado numa cena, após o assistente de realização ter confirmado que a arma não estava carregada.

O entendimento entre ambas as partes põe fim ao processo civil iniciado em fevereiro pela família Hutchins onde se criticava a produção por não ter efetuado "as verificações de segurança padrão da indústria" e não ter seguido "as regras básicas de segurança com armas de fogo".

Agora, o marido da vítima, diz não estar interessado em mais "recriminações ou atribuição de culpas" e afirma-se convencido de que se tratou apenas de um "terrível acidente".

Alec Baldwin afirmou no Instagram: "Temos o prazer de anunciar hoje a resolução do processo civil apresentado em nome da família da cineasta Halyna Hutchins. Ao longo deste difícil processo, todos mantiveram o desejo específico de fazer o que é melhor para o filho de Halyna. Estamos gratos a todos os que contribuíram para a resolução desta trágica e dolorosa situação".

Entretanto, continuam a decorrer processos submetidos por outras partes envolvidas, incluindo a responsável pelas armas, Hannah Gutierrez-Reed.

Para breve está também a apresentação do relatório final da investigação conduzida pela polícia de Santa Fé. A procuradora encarregada do caso já fez saber que o acordo não influenciará a sua decisão de agir criminalmente em relação aos envolvidos no acidente.