Publicado em 28 Fev. 2023 às 11:44, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)
Após vencer duas vezes em Cannes, o realizador sueco assume a presidência do júri na edição 2023.
Com duas Palmas de Ouro no currículo, Ruben Östlund assume este ano o papel de presidente do júri no Festival de Cannes, anunciou hoje a organização.
O festival assinala que a escolha do realizador sueco ocorre 50 anos após a sua compatriota Ingrid Bergman ter exercido as mesmas funções.
A 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes terá lugar de 16 a 27 de maio.
"Estou feliz, orgulhoso e repleto de humildade por me confiarem a honra de presidir ao Júri do Festival de Cinema de Cannes deste ano. Nenhum outro lugar do mundo desperta um tal desejo de cinema quando a cortina sobe sobre um filme em Competição. Que oportunidade de estar com esses finos conhecedores que são os espectadores de Cannes. Acredito sinceramente que a cultura cinematográfica atravessa um período crucial. O cinema é único. Partilhamo-lo. Assistir a um filme em conjunto exige mais e intensifica a experiência. Dá-nos algo tão diferente dessa dopamina segregada ao percorrer ecrãs individuais", disse Östlund no anúncio da sua nomeação.
Com uma curta carreira de apenas seis longas-metragens, o cineasta esteve duas vezes na secção Un Certain Regard, onde ganhou o Prémio do Júri em 2014, antes de entrar na competição principal. Foi-lhe atribuída a Palma de Ouro por duas vezes. Primeiro com "O Quadrado", em 2017, e no ano passado com "Triângulo da Tristeza".
Depois de Francis Ford Coppola e Emir Kusturica, torna-se o terceiro cineasta duplamente premiado em Cannes ser Presidente do Júri e o primeiro a assumir este papel no ano seguinte à sua coroação.
"Como Presidente, recordarei aos meus colegas membros do Júri o papel do cinema", conclui Östlund,
Os restantes nomes que vão escolher o Palma de Ouro deste ano serão anunciados em abril, com os títulos da seleção oficial.
O Festival de Cannes é uma das três mostras de cinema mais importantes organizadas na Europa, ao lado de Berlim e Veneza.