Cartaz de cinema

RTP2 desvenda programação de Natal

Publicado em 21 Dez. 2018 às 12:48, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

RTP2 desvenda programação de Natal

A RTP2 apresenta as alternativas para quem deseja ver televisão este natal, mas está farto de "Música no Coração" e do "Cirque du Soleil".

Da grelha para estes dias consta o documentário "A Teoria dos Espiões Vermelhos", sobre a estratégia chinesa de adquirir conhecimento e tecnologia, a série "Paris, etc.", com as histórias de cinco mulheres muito diferentes desde o início do ano letivo até à época natalícia, e o policial italiano "O Comissário Montalbano" onde um talentoso detetive siciliano tem de resolver um conjunto de crimes relacionados com a máfia.

As noites de cinema são preenchidas comos anjos de "As Asas do Desejo", uma das mais aclamadas obras do realizador alemão Wim Wenders; o clássico "Bonnie e Clyde", história de crimes e aventuras de um dos pares de gângsteres mais célebres da América, interpretados de forma soberba por Warren Beatty e Faye Dunaway; "Trégua de Natal" sobre um caso de amor e paixão vividos durante a Batalha das Ardenas, na segunda guerra mundial; e a segunda longa-metragem de Miguel Gomes "Aquele querido mês de agosto" que percorre várias festas populares do Norte do país.

A terminar a semana, "O Circo do Futuro" e o "Concerto da Árvore de Natal", pelos pianistas Martha Argerich e Daniel Barenboim.

 

As Asas do Desejo (1987)

RTP2, segunda, 17 de dezembro, 23h35

Uma das mais aclamadas obras do realizador alemão Wim Wenders (Düsseldorf, 1945), que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes (1987), "As Asas do Desejo" é um filme sobre a vida e a eternidade, a consciência e a descoberta, a luta entre o divino e o efémero. Um filme meditativo, que evoca um ambiente de sonho e elegia, onde a história flui sem pressas na paciência dos anjos.

Na fria e devastada Berlim do pós-guerra, o céu encontra-se repleto de anjos benévolos que olham pelos mortais, são capazes de escutar os seus pensamentos atormentados e dar-lhes algum conforto. Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são dois dos anjos que deambulam pela cidade desde o início dos tempos. São apenas observadores e somente visíveis para as crianças. Incapazes de qualquer interação com o mundo físico não podem mudar os eventos mas conseguem oferecer alguma esperança e intuição de que não estamos sós. Um dia, Damiel apaixona-se por uma bela trapezista de circo, Marion (Solveig Dommartin). Para poder tocá-la tem de deixar de ser anjo e tornar-se humano. É ajudado por Peter Falk, um anjo caído que fez a transição entre os dois mundos. Cansado de apenas observar e nunca experimentar, Falk renunciou para sempre à imortalidade e tornou-se participante no mundo. Damiel experimenta a vida pela primeira vez, vê o mundo a cores, prova comida, bebe café e considera que o tempo passado com Marion o ensina a sentir-se maravilhado e lhe dá um conhecimento que nenhum anjo tem a possibilidade de alcançar.

 

A Teoria dos Espiões Vermelhos (estreia)

RTP2, terça, 18 de dezembro, 23h05

Sedenta de inovações tecnológicas, a China está disposta a fazer tudo o que for preciso para as conseguir, até mesmo espionagem industrial. Em 2006, 70% das patentes usadas na China vieram do exterior. O objetivo é reverter essa tendência até 2020. Para isso, o governo anunciou a criação do conceito de "re-inovação". O objetivo é adquirir conhecimento e tecnologia estrangeiros e adaptá-los antes de registar as patentes domésticas. Aeronáutica, nuclear, telecomunicações, transporte, energias renováveis, todos os principais setores económicos são alvo dos "chen diyu", os "peixe de águas profundas", como Pequim gosta de chamar aos seus agentes de informações.

 

Portugal Culto e Oculto

RTP2, quarta, 19 de dezembro, 23h05

9º episódio – A Ordem Hermética do Amanhecer Dourado

Uma viagem pela história da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado, com o historiador João Rodil e a jornalista Rita Saldanha.

Fundada em 1888 na Grã-Bretanha, a Ordem Hermética do Amanhecer Dourado juntou alguns dos mais estudiosos elementos da maçonaria e do rosacrucianismo que se dedicavam ao estudo e pensamento humano, naquilo que ele tem de mais hermético. Baseando-se na Cabala hebraica, que pretende descodificar a Bíblia e outros escritos antigos, esta ordem foi dirigida pelo célebre escritor irlandês e Prémio Nobel da Literatura, W. Yeats.

Um episódio fascinante com imagens de um filme realizado por António Cunha, onde se relata a célebre história em que o poeta, mago, espião inglês Aliester Crowley, seguidor da Ordem, também conhecida por Golden Dawn, se encontrou com Fernando Pessoa – em Lisboa – engendrando ambos um maquiavélico falso suicídio na Boca do Inferno.

Os Beatles no Disco "Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band" tornam Crowley conhecido, colocando-o na capa dessa obra, porque esta personalidade "combinava a rebeldia e o anarquismo que o Rock and Roll promovia nos anos sessenta", tornando-se um ícone da revolução social operada nessa época. Também outros grupos e músicos (nomeadamente o brasileiro Raul Seixas) evocaram a sua figura e estão presentes no episódio.

Participam na emissão o Professor José Medeiros, o Investigador Espiritual e Pessoano Dr. Pedro Teixeira da Mota, o Investigador João Carlos Callixto e ainda o Realizador António Cunha.

 

Paris, etc. (estreia)

RTP2, quinta, 20 de dezembro, 00h00

Cinco mulheres. Cinco maneiras de ser, de rir, de chorar, de gritar, de crescer, de resistir, de amar. Cinco heroínas muito diferentes que se cruzam em Paris, desde o início do ano letivo até à emotiva época natalícia. Série francesa de 12 episódios.

As histórias emocionantes e divertidas de cinco mulheres muito diferentes, à medida que as suas vidas se desenrolam, desde o início do ano letivo até à emotiva época natalícia. Na romântica cidade de Paris, acompanhamos os dramas, paixões, segredos, fantasias, neuroses, desgostos e alegrias. Mulheres de diferentes origens, culturas e gerações, que se cruzam em momentos fugazes mas que partilham as mesmas frustrações e alegrias da vida, que, por mais milagrosas que possam ser, raramente se parecem com uma comédia romântica...

 

Bonnie e Clyde (1967)

RTP2, sexta, 21 de dezembro, 23h05

Filme de culto do cineasta norte-americano Arthur Penn (1922-2010), interpretado de forma soberba por Warren Beatty e Faye Dunaway.

A história de crimes e aventuras de um dos pares de gângsteres mais célebres da América. Bonnie e Clyde vivem de acordo com as suas próprias regras e captam a atenção de todo um país, pelo pouco tempo que conseguem iludir a polícia. Um espantoso estudo psicológico sobre duas mentalidades criminosas que aterrorizaram a América.

Quando Bonnie Parker (Faye Dunaway) apanha Clyde Barrow (Warren Beatty) a roubar o carro da sua mãe, é amor à primeira vista. Os dois jovens apaixonados, estouvados e imaturos, começam uma onda de crimes por todo o país. Juntos, assaltam bancos, roubam carros e divertem-se loucamente. Após um assalto conhecem C.W. Moss, um mecânico com paixão de carros, que se lhes junta, tal como Buck, o irmão de Clyde, acabado de sair da prisão, e a sua mulher Blanche. Com ousados assaltos conquistam uma reputação de heróis nos estados do sul da América, sempre com a polícia no seu encalço. Quase são presos no Missouri, escapam "por um triz" no Kansas e acabam por ser cercados por um forte dispositivo policial. Buck é morto e Blanche capturada. Bonnie, Clyde e Moss conseguem fugir e refugiar-se na casa do pai de Moss, que os denuncia à polícia em troco de perdão para o filho. Caindo numa cilada, Bonnie e Clyde são metralhados de forma bárbara até à morte.

 

O Comissário Montalbano (estreia)

RTP2, sábado, 22 de dezembro, 17h50

Série italiana, baseada no romance do escritor Andrea Camilleri, que conta a história do famoso detetive siciliano Salvo Montalbano que lida com crimes da máfia, assassinatos, raptos e os mais diversos atos criminosos. Graças ao seu talento, profunda intuição e notável perspicácia, Montalbano consegue deslindar os crimes.

 

Trégua de Natal (2015)

RTP2, sábado, 22 de dezembro, 19h45

Um filme do cineasta americano Brian Skiba sobre o amor e paixão vividos num tempo de guerra, durante a época do Natal.

Nas vésperas de Natal, durante a Batalha das Ardenas, o soldado norte-americano John Myers (Craig Olejnik) e o seu pelotão ficam presos atrás das linhas inimigas e procuram refúgio na quinta da jovem Alina (Ali Liebert). Durante uma breve trégua de Natal, pedida pelo pelotão alemão que procura assistência médica para a mulher do comandante, Myers e Alina apaixonam-se. Mas o conflito está longe do fim e quando a trégua termina os dois combinam encontrar-se depois da guerra, numa pequena capela, na primeira véspera de Natal.

 

O Circo do Futuro (estreia)

RTP2, sábado, 22 de dezembro, 22h15

Fundado em 1977 por Isabelle e Dominique Mauclair, o Festival Mundial de Circo do Futuro é o resultado de uma paixão. Um evento excecional onde, pela primeira vez, jovens artistas têm a oportunidade de apresentar a sua arte perante um júri internacional e uma audiência curiosa e entusiasta.

Dirigido atualmente por Alain Pacherie, o Festival recebe todos os anos dezenas de acrobatas, equilibristas, palhaços, malabaristas e trapezistas. Precisão, virtuosismo e graciosidade distinguem estes artistas do futuro, num festival que pode mudar as suas vidas. Referência incontornável para todos os amantes do Circo, o Festival Mundial de Circo do Futuro reúne artistas, ex-vencedores, agentes, produtores e admiradores no Circo Phenix, em Paris, para momentos únicos de arte circense.

 

Aquele querido mês de agosto (2008)

RTP2, sábado, 22 de dezembro, 23h45

Segunda longa-metragem de Miguel Gomes (Lisboa, 1972), "Aquele Querido Mês de Agosto" cruza ficção com documentário através de uma história sentimental entre pai, filha e sobrinho, músicos num "conjunto de baile", que em agosto percorrem várias festas populares do Norte do país.

No coração do Portugal serrano, no mês de agosto, multiplica-se a população e as atividades: festas, romarias, foguetes, música e muita animação. Os emigrantes visitam a terra natal nas férias e cruzam-se com os habitantes nas festividades, bailes, cerveja, jogos e caçadas. Uma equipa de filmagem encontra-se na região. Por entre essa animada barafunda procura atores para um filme de ficção.

"Aquele querido mês de Agosto" adota o título da canção de Dino Meira (1940-1993) e foi rodado em aldeias de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua, durante as festas de verão 2006 e 2007, com atores não profissionais.

 

O Concerto da Árvore de Natal (estreia)

RTP2, domingo, 23 de dezembro, 00h00

Amigos e parceiros artísticos de longa data, os pianistas Martha Argerich e Daniel Barenboim trazem a sua extraordinária arte para um recital no Auditório Pierre Boulez, em Berlim. Interpretam o charmoso Jeux d"enfants de Bizet, Ma Mère l"Oye de Ravel e a raramente interpretada Suite Weihnachtsbaum de Liszt, um arranjo de canções de natal que o compositor escreveu para a sua neta.

Ao convidarem as crianças da plateia para se sentarem no chão ao lado do piano, na suite de 12 peças de Liszt, Argerich e Barenboim evocam o espírito do Natal, lembram o encontro das famílias e recordam a estreia da obra, num hotel em Roma no Dia de Natal de 1881, que juntou a filha e neta do compositor numa reunião familiar.

Intérpretes:

Martha Argerich e Daniel Barenboim (Piano)

Programa:

  • Franz Liszt – Weihnachtsbaum, S.613
  • Maurice Ravel - Ma Mère l"Oye
  • Georges Bizet - Jeux d"enfants, Op.22