Cartaz de cinema

RTP2: destaques da programação (semana de 2 a 8 de junho 2025)

Publicado em 2 Jun. 2025 às 19:48, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

RTP2: destaques da programação (semana de 2 a 8 de junho 2025)

A programação semanal da RTP2 inclui estreias de documentários, filmes e uma nova série britânica, além de teatro e concertos.

A semana na RTP2 começa com a estreia de "Alter Ego: Clonagem, a Era da Razão?", na segunda-feira, 2 de junho, às 20h35. Um documentário que investiga os avanços e as questões éticas associadas à clonagem animal, explorando casos nos Estados Unidos, Argentina, Itália e Emirados Árabes Unidos.

Na mesma noite, às 23h50, é exibido o filme "Praça Paris" (2017), da realizadora brasileira Lúcia Murat. A longa-metragem segue a relação marcada por violência e trauma entre uma terapeuta portuguesa e a sua paciente no Rio de Janeiro.

Na terça-feira, 3 de junho, às 23h15, estreia o documentário "Jean Paul Gaultier por Olivier Rousteing". A produção acompanha a criação de uma coleção de alta-costura da Casa Gaultier, sob a direção criativa de Olivier Rousteing, e oferece uma visão detalhada do processo criativo e da colaboração entre os dois estilistas.

O filme "Kenya" (2022), de Gisela Delgadillo, estreia na quarta-feira, 4 de junho, às 23h05. A história retrata a luta por justiça de uma mulher trans na Cidade do México, após testemunhar o homicídio de uma amiga.

Na quinta-feira, 5 de junho, às 22h00, chega à RTP2 a minissérie britânica "Vardy c. Rooney – Drama no Tribunal". Com dois episódios, a série dramatiza o caso judicial entre Coleen Rooney e Rebekah Vardy, que teve ampla cobertura mediática no Reino Unido e envolveu acusações de difamação relacionadas com conteúdos publicados nas redes sociais.

O documentário "Mare TV: Stromboli e As Suas Irmãs" estreia na sexta-feira, 6 de junho, às 20h35. A produção leva o espectador numa viagem pelas Ilhas Eólias, explorando a vida quotidiana e as tradições locais deste arquipélago ao norte da Sicília.

Na mesma noite, às 23h05, é exibido o filme "20 mil Espécies de Abelhas" (2023), de Estibaliz Urresola Solaguren. A história acompanha uma criança transgénero e o seu percurso de afirmação de identidade, com enfoque nas relações familiares e no processo de aceitação.

A peça de teatro "Terminal (O Estado do Mundo)" estreia no sábado, 7 de junho, às 22h00. Com texto de Inês Barahona e encenação de Miguel Fragata, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a condição humana face à ameaça da extinção e à devastação ambiental.

Às 23h35, a RTP2 transmite o filme "Posto Avançado do Progresso" (2015), realizado por Hugo Vieira da Silva. Baseado num conto de Joseph Conrad, o enredo segue dois colonizadores portugueses no Congo do século XIX e os conflitos que enfrentam durante a sua missão.

A semana termina com o concerto "Jonas Kaufmann – Arena de Verona", exibido na madrugada de domingo para segunda-feira, 9 de junho, às 00h15. O tenor alemão interpreta árias de ópera e canções clássicas num espetáculo que celebra o centenário do Festival de Ópera de Verona, acompanhado pela soprano Sonya Yonchevae, o barítono Ludovic Tézier e a Orquestra da Fondazione Arena di Verona.