Cartaz de cinema

RTP1 estreia "Fabrico Nacional" com Catarina Portas

Publicado em 11 Mai. 2017 às 10:32, por , em Notícias de Televisão e Séries

RTP1 estreia "Fabrico Nacional" com Catarina Portas

O programa vai dar a conhecer produtos e marcas que fazem parte da nossa história.

A RTP partiu país fora à procura de fábricas antigas, várias delas centenárias, com muitas histórias para contar sobre o país que fomos e que hoje somos. São testemunhos vivos dos tempos distantes em que nasceram, guardam a memória das figuras pioneiras que as fundaram, narram sucessos e desventuras ao longo de mudanças de regime, de hábitos novos e reviravoltas do consumo.

Numa economia globalizada, cheia de tecnologia e impiedosamente competitiva, Catarina Portas vai mostrar como resistem as mais antigas fábricas portuguesas e as suas marcas históricas e descobrir como se fabrica, como se resiste e se inova no Portugal industrial.

O primeiro episódio tem lugar nos Açores onde, no século XIX, perante uma economia local condenada, os agricultores de São Miguel se associaram para trazer do outro lado do mundo um par de chineses experientes. A Fábrica de chá da Gorreana, a mais antiga e raríssima plantação de chá europeia, conta o sucesso dessa história extraordinária e de um produto exótico que ganhou raízes no meio do Atlântico.

Ao longo dos oito episódios previstos, merecerão também visitas empresas marcantes como a Arcádia, a Couto, a Renova, a Ach-Brito, e a Fábrica Bordallo.

"Fabrico Nacional" estreia quinta-feira, 18 de maio, às 21h00, na RTP1.