Cartaz de cinema

RTP recupera os históricos debates entre Álvaro Cunhal e Mário Soares

Publicado em 6 Nov. 2020 às 12:56, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

RTP recupera os históricos debates entre Álvaro Cunhal e Mário Soares

A RTP3 prepara uma programação especial onde assinala os 45 anos dos históricos debates entre Álvaro Cunhal e Mário Soares, momentos marcantes do período pós-revolucionário.

Em 1975, Álvaro Cunhal e Mário Soares reuniram-se para dois debates, que vieram a tornar-se documentos históricos. Sexta-feira, 6 de novembro, a partir das 22h30, a RTP3 recorda estes momentos com a emissão dos dois debates, um dos quais inéditos em Portugal, antecedidos de uma análise inicial por José Pedro Castanheira e Brandão de Brito, autores de um recente livro sobre o tema.

Às 23h00, é emitido o primeiro debate entre Álvaro Cunhal e Mário Soares, ainda quando ambos se encontravam no Governo Provisório. Um frente a frente que teve lugar em julho de 1975 e organizado em Lisboa pela televisão francesa Antenne 2.  

A partir da 01h30, poderá rever o debate que ficou conhecido pela expressão "Olhe que não, olhe que não!". Um frente a frente entre Álvaro Cunhal e Mário Soares que ocorreu poucos meses após o primeiro, mas num ambiente político diferente. Um debate único na televisão portuguesa, pela duração e simbolismo: ao longo de 3 horas e 40 minutos os dois protagonistas debateram as suas ideias para o país e para a jovem democracia.