Cartaz de cinema

RTP anuncia semana dedicada aos Óscares

Publicado em 17 Abr. 2021 às 10:28, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars)

RTP anuncia semana dedicada aos Óscares

O canal público de televisão agendou uma programação especial dedicada aos Óscares entre 18 e 24 de abril, na RTP1 e RTP2.

A programação especial dedicada aos Óscares começa na RTP1 a 18 de abril com "África Minha", de Sydney Pollack. Galardoado com sete Óscares, junta Meryl Streep e Robert Redford num romance épico. Segue-se, a 19 de abril, "O Mundo a seus Pés", de Orson Welles, com o argumento original distinguido pela Academia.

De David Lean, serão mostrados dois filmes, ambos galardoados com sete estatuetas, "Lawrence da Arábia" (dia 20) e "A Ponte do Rio Kwai" (dia 21). "West Side Story", de 1961, vencedor de dez Óscares, estará presente neste desfile a 22 de abril. No dia seguinte, é exibido "O Caçador", de Michael Cimino, Óscar de melhor realização para um drama que explora as consequências da guerra no Vietname. O desfile encerra a 24 de abril com um oscarizado mais recente, "Green Book – Um Guia para a Vida", de Peter Farrelly, vencedor em três categorias. Na noite de 23 de abril, a RTP2 oferece "Cinema Paraíso", de Giuseppe Tornatore, distinguido pela academia norte-americana na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Ao longo da semana que antecede a cerimónia, a RTP terá ainda espaços dedicados aos Óscares nos programas da manhã e da tarde bem como nos principais blocos informativos.

Para a noite da entrega das estatuetas, na madrugada de 25 para 26 de abril, a emissão especial, primeiro na RTP Play e depois, na RTP1, ficará a cargo de Mário Augusto e Catarina Furtado, com a ajuda de diversos convidados. A partir das 21h00, a RTP Play revela detalhes sobre os nomeados, aponta curiosidades e favoritos e escalpeliza as tendências de moda do evento.

Quando o relógio marcar a meia-noite, a emissão muda para a RTP1 onde o espectáculo culminará madrugada dentro com as reações dos vencedores da noite.