Cartaz de cinema

Rodagem de "O Brutalista" começa com três anos de atraso

Publicado em 11 Abr. 2023 às 20:40, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Rodagem de "O Brutalista" começa com três anos de atraso

O novo filme de Brady Corbet narra a vida de um arquiteto que se muda para os EUA após a Segunda Guerra Mundial.

Anunciado em 2020, "O Brutalista" tinha no elenco Joel Edgerton, Marion Cotillard e Mark Rylance. Entre as paragens forçadas da pandemia, o projeto desapareceu do radar.

Decorridos três anos, vai ser finalmente rodado com outros atores. Adrien Brody, Felicity Jones, Guy Pearce e Joe Alwyn encabeçam agora a lista de nomes que vai dar corpo a 30 anos na vida do arquiteto László Toth, um sobrevivente do Holocausto que se muda para os EUA com a família.

Será a terceira longa-metragem de Brady Corbet que começou como ator e se estreou atrás das câmaras com "A Infância de Um Líder", vencedor do prémio de melhor realização da secção Orizonti e Leão do Futuro em Veneza. Regressou ao festival italiano, mas já na competição principal, com o seu segundo filme, "Vox Lux", protagonizado por Natalie Portman,

"O Brutalista" acompanha o percurso tortuoso de Toth para se estabelecer com a esposa, Erszebet, na América do pós-guerra. De início, László suporta a pobreza e a indignidade, mas o seu génio como arquiteto é em breve reconhecido por um misterioso magnata de aparência encantadora, Harrison Lee Van Buren.

Van Buren oferece-lhes o sonho americano numa bandeja de prata, ao encomendar o projeto de um grande monumento modernista destinado a moldar a paisagem do país. Será o projecto mais ambicioso da carreira de Toth e transportará László e Erzsébet a patamares monumentais e a extremos devastadores.

Crónica da visão intransigente do artista e da construção de um país por uma geração de imigrantes, "O Brutalista" é também a história do amor de um casal que tem de lutar contra a influência sombria do mecenas que ameaça destruir tudo o que conquistaram.