Cartaz de cinema

Robert Redford anuncia retirada do cinema - o seu último trabalho como ator estreia no Festival de Toronto

Publicado em 7 Ago. 2018 às 16:50, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Estreias)

Robert Redford anuncia retirada do cinema - o seu último trabalho como ator estreia no Festival de Toronto

"The Old Man and the Gun" será mostrado pela primeira vez ao público em setembro, durante o festival de cinema na cidade canadiana.

Aos 81 anos, Robert Redford anunciou a intenção de se retirar do cinema, após quase seis décadas de carreira.

O seu último trabalho será "The Old Man and the Gun", realizado por David Lowery ("Ain't Them Bodies Saints", "Pete's Dragon", "A Ghost Story") e terá antestreia mundial no próximo Festival Internacional de Cinema de Toronto, que decorre entre 6 e 16 de setembro.

O filme baseia-se na história verídica de Forrest Tucker, que escapou da prisão aos 70 anos para se dedicar a uma incrível sucessão de assaltos. Para além de Redford, o elenco conta com Casey Affleck, um detetive obcecado com o caso de Tucker, Sissy Spacek (o amor da vida de Tucker), Danny Glover e Tom Waits.

Após ter conseguido os primeiros trabalhos como ator no teatro e na TV, Redford estreou-se no cinema em "War Hunt", drama sobre a guerra na Coreia, de 1962. O papel que o tornou uma estrela em Hollywood surgiu sete anos depois, ao lado de Paul Newman, em "Butch Cassidy e o Sundance Kid".

Na estreia como realizador, em 1980, "Gente Vulgar" (Ordinary People) valeu-lhe o Oscar que sempre lhe escapou na representação, apesar de ter sido nomeado em 1974, por "A Golpada" (The Sting). Foi ainda protagonista em títulos como "As Brancas Montanhas da Morte" (Jeremiah Johnson), de 1972, "Os Três Dias do Condor", de 1975, "Os Homens do Presidente" (1976), e "África Minha" (Out of Africa), de 1985.

Redford fundou também o Festival de Cinema de Sundance, dedicado a exibir o melhor do cinema independente dos Estados Unidos e que tem lugar todos os anos na pequena localidade de Park City, no estado do Utah.