Publicado em 24 Jul. 2012 às 22:55, por filmSPOT, em Notícias de cinema, Notícias de televisão e séries
A história e os factos reais do assassinato do Presidente Americano Abraham Lincoln num telefilme do National Geographic.
Uma das apostas mais ambiciosas do National Geographic Channel para o ano de 2013 é o telefilme "Killing Lincoln" produzido pela Scott Free Productions, a produtora dos irmãos Tony e Ridley Scott.
Apesar da vertente de documentário, "Killing Lincoln" é um filme televisivo de duas horas que conta com a participação de atores de Hollywood conhecidos a nível mundial: Billy Campbell ("Começar de Novo") irá interpretar o papel principal de Abraham Lincoln e Jesse Johnson ("Redline") desempenha a personagem de John Wilkes Booth, o assassino. Ainda no elenco estão a atriz Geraldine Hughes ("Gran Torino") como a esposa do presidente, Mary Todd Lincoln; Graham Beckel ("Brokeback Mountain") como o secretário de guerra Edwin Stanton; e Shawn Pyfrom ("Donas de Casa Desesperadas") no papel de John W. Nichols.
"Killing Lincoln" é um documentário para televisão com duração de duas horas que captura o estilo narrativo e os detalhes íntimos usados por Bill O’Reilly no seu livro com o mesmo nome. Neste primeiro trabalho histórico do autor de best-sellers e jornalista Bill O’Reilly, a narrativa volta a desenterrar uma das mais dramáticas histórias da América: como um tiro mudou o país para sempre.
Na primavera de 1865 a sangrenta Guerra Civil Americana chega ao fim depois de muitas excruciantes batalhas. Os termos generosos de Abraham Lincoln para a entrega de Robert E. Lee concedem a oportunidade do Presidente cumprir o sonho de curar uma nação dividida, e reintegrar na sociedade os ex-confederados. Mas um homem e o seu bando de assassinos cúmplices, que talvez estivessem nos mais altos escalões do governo dos Estados Unidos, não estão satisfeitos. No meio das celebrações patrióticas em Washington, John Wilkes Booth – mulherengo carismático e racista extremo – assassina Abraham Lincoln no Ford’s Theatre. Uma furiosa caça ao homem começa e Booth rapidamente se torna no fugitivo mais procurado do país. Lafayette C. Baker, um detetive de Nova Iorque e antigo espião, desvenda um rasto de pistas que podem levar à captura de Booth, enquanto as forças federais perseguem os aliados do assassino. A emocionante perseguição termina numa ardente e precipitada disputa e em algumas execuções ordenadas pelo tribunal – incluindo aquela que foi a primeira mulher a ser executada pelo governo dos Estados Unidos, Mary Surratt.
A adaptação para televisão combina arquivos raros, uma narrativa emocional e uma qualidade de filmagem que tanto caracteriza o estilo dos irmãos Scott.
Quando do começo das filmagens na Virginia, o realizador Adrian Moat explicou: "quando começamos a considerar os locais para as filmagens de Killing Lincoln sentimos que era importante verificar o lugar específico onde grande parte da história aconteceu: o estado de Virginia. Assim que explorámos a localidades de Richmond e Petersburg, tão ricas em factos históricos, achámos que eram perfeitas. Apaixonei-me por esta área e pela sua população. Espero que, quando as pessoas virem o filme, fiquem entusiasmadas e deliciadas com a história por detrás do assassinato de Lincoln, mas espero que também fiquem intrigadas com os lugares escolhidos e toda a história que encontramos por lá.
"Killing Lincoln" está a ser produzido pela Scott Free Productions em associação com a Herzog & Co. para o National Geographic Channel. Como produtores executivos estão os irmãos Ridley Scott e Tony Scott, Teri Ellen Weinberg, Bill O’Reilly, David Zucker, Mary Lisio, Mark Hezog e Erik Jendresen.
A estreia está prevista para o início de 2013.