Publicado em 22 Dez. 2023 às 10:57, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars)
Entre os escolhidos estão "Folhas Caídas", de Aki Kaurismäki, "A Zona de Interesse", de Jonathan Glazer, e o documentário ucraniano "20 Dias em Mariupol".
A academia norte-americana de cinema revelou esta madrugada a lista de 15 filmes que vão concorrer a uma nomeação para os Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional.
Da relação de finalistas destaca-se uma produção da Arménia, "Amerikatsi", de Michael A. Goorjian, e o filme ucraniano "20 Dias em Mariupol", um de três documentários selecionados, juntamente com "Quatro Filhas", da tunisina Kaouther Ben Hania, e "Mother of All Lies", da marroquina Asmae El Moudir.
O Butão, que se estreou entre os nomeados para os Óscares em 2021 com "Um Iaque na Sala de Aula", volta a ter uma hipótese de presença entre os maiores de Hollywood graças a "The Monk and the Gun", do mesmo realizador, Pawo Choyning Dorji.
Também entre os 15 títulos da shortlist estão filmes que fizeram nome nos maiores festivais do ano como "Folhas Caídas", do finlandês Aki Kaurismäki; "A Zona de Interesse" do britânico Jonathan Glazer; "Dias Perfeitos", do alemão Wim Wenders, ou "Eu Capitão", do italiano Matteo Garrone.
As 15 longas-metragens selecionadas são as seguintes:
Os nomeados em todas as categorias para a próxima edição dos Óscares serão conhecidos a 23 de janeiro de 2024. O espectáculo de entrega dos prémios está marcado para 10 de março.