Cartaz de cinema

Revelada a programação portuguesa do Monstra 2020

Publicado em 5 Mar. 2020 às 18:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Revelada a programação portuguesa do Monstra 2020

São 13 as curtas de animação seleccionadas para a Competição Portuguesa do festival.

Foi hoje revelada a competição portuguesa do Festival Monstra, que se realiza entre 18 e 29 de março e que este ano celebra vinte anos de existência.

Fernando Galrito, diretor artístico do certame, anunciou que no total foram inscritos 95 filmes e seleccionados 13 para esta secção competitiva, uma seleção dos melhores filmes profissionais e de estudantes portugueses realizados no último ano e meio e que se apresentaram a concurso:

TIO TOMÁS - A CONTABILIDADE DOS DIAS, de Regina Pessoa, filme que teve estreia mundial no Monstra 2019, fez parte da shortlist das curtas de animação para os Óscares e ganhou recentemente um Annie Award na categoria "Best Short Subject", prémio que se veio juntar a outros recebidos um pouco por todo o mundo.

O RAPAZ ROXO, de Alexandre Siqueira, esteve nomeado para um Annie Award na categoria "Best Short Subject" e tem sido premiado em festivais de todo mundo, como, mais recentemente o Grande Prémio do ANIMA Bruxelas, um dos mais prestigiados festivais de animação do mundo.

Vier Nev apresenta A MÃE DE SANGUE, um filme sobre uma cientista grávida, dois rapazes e um gato obcecado com borboletas, que lidam com a sua transformação.

O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SR. JACINTO, curta realizada por Bruno Caetano sobre uma cidade em que a natureza foi proibida e o pequeno crime de um homem simples desencadeia consequências inesperadas.

ASSIM MAS SEM SER ASSIM, de Pedro Brito, sobre um rapaz que, para evitar passar mais tempo em frente ao computador, se lança na aventura de conhecer os vizinhos.

MARÉ, de Joana Rosa Bragança, conta a história de um fantástico ser gigante que descobre um sítio de grande beleza natural e faz dele a sua casa, tornando-se o guardião e a alma do lugar.

Três outros filmes foram realizados em âmbito escolar. É o caso de NESTOR, de João Gonzalez, um filme feito no Royal College of Art do Reino Unido que conta com muitas seleções e prémios em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Cinanima e o Prémio Sophia Estudante.

Da Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, chega TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION, de Óscar Ferreira e do Instituto Politécnico de Portalegre, os alunos João Monteiro e Luís Vital estreiam ODE À INFÂNCIA.

Esta competição é ainda composta por pequenos filmes, como ØDELAGT de Eduarda Duarte e CATARSE de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes, HALF LOVE  de Inês A. Rodrigues, todos com dois minutos de duração, assim como CRUELTY FREE, uma stop motion de um minuto que alerta para a crueldade animal no mundo dos produtos de beleza e cosmética, realizado por Tiago Xavier e Cristiane Reis.

Além dos filmes portugueses da secção competitiva, o Festival Monstra dedica grande destaque à animação portuguesa na competição de estudantes e dá carta branca à Agência Portuguesa da Curta Metragem, que também comemora 20 anos em 2020, e preparou uma mostra de filmes.

José Miguel Ribeiro vai ter uma retrospetiva do seu trabalho, com a exibição dos filmes "Abraço do Vento" (2004), "Passeio de Domingo" (2009), "Viagem a Cabo Verde" (2010) e "Estilhaços" (2016).

O Festival Monstra realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e as sessões Monstrinha para escolas têm lugar em mais de 50 escolas e auditórios da grande Lisboa.