Cartaz de cinema

Revelada a competição do primeiro festival de séries de televisão de Cannes

Publicado em 15 Mar. 2018 às 13:46, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

Revelada a competição do primeiro festival de séries de televisão de Cannes

O Cannesseries decorre entre 7 e 11 de abril na cidade francesa em simultâneo com o tradicional mercado MIPTV.

Durante décadas sinónimo de festival de cinema, Cannes passa a ser também, a partir deste ano, palco de um festival de séries de televisão. Designado Canneseries, o evento decorre de 7 a 11 de abril, em simultâneo com o mercado de conteúdos televisivos MIPTV,  no Palácio dos Festivais da cidade francesa.

O primeiro alinhamento da competição oficial inclui 10 séries provenientes da Bélgica, Alemanha, Israel, Itália, México, Noruega, Coreia do Sul, Espanha e EUA.

Harlan Coben, escritor norte-americano, com experiência de produção televisiva nos dois lados do Atlântico, presidirá ao júri composto pela atriz alemã Paula Beer, por Audrey Fouché, argumentista e realizadora francesa, por Melisa Sözen, atriz turca, pelo compositor Cristobal Tapia de Veer, com dupla nacionalidade chilena e canadiana, e ainda pelo ator Michael Kenneth Williams, conhecido de séries como "The Wire" e "The Boardwalk Empire".

Este coletivo irá entregar prémios para a melhor banda sonora, argumento, prémio especial de representação, melhor representação e melhor série.

Um segundo júri ficará encarregado de distribuir os galardões na secção de web series em formato curto.

Fora de competição, mas integrantes da seleção oficial, serão exibidas "The Truth About the Harry Quebert Affair" (sessão de abertura) e "Safe" (sessão de encerramento).

Criado a partir de uma iniciativa do presidente da câmara de Cannes, David Lisnard, o evento destina-se, segundo os organizadores, a destacar séries de todo o mundo e a proporcionar uma voz internacional a esta forma de arte cada vez mais popular e criativa.

 

Competição oficial Cannesseries 2018

 

Aquí En La Tierra (México)

Aquí En La Tierra

Criador: Gael García Bernal, Kyzza Terrazas , Jorge Dorantes

Canal: Fox Networks Group Latin America

Carlos, pertencente a uma das famílias mais poderosas do México, vê a sua vida virada do avesso quando o seu pai é encontrado morto. Em San Marcos, onde mora, Adán, o filho do chefe de segurança da familia de Carlos, também vê o seu quotidiano revirado pelos tumultos e pelo protesto popular contra a construção do novo aeroporto desejado pelo governador Mario Rocha, sogro de Carlos. Amigos de infância, apesar das suas condições sociais, Carlos e Adán são obrigados a adaptarem-se às circunstâncias e a questionar os seus dilemas mais íntimos.

 

Il Cacciatore (Itália)

Cacciatore

Criadores: Marcello Izzo, Silvia Ebreul, Alfonso Sabella

Canal: Rai 2

Palermo, 1993. Quando dois clãs mafiosos chocam, as ruas da cidade ficam banhadas pelo sangue de criminosos e vítimas inocentes. No meio desta guerra, enfrentando a máfia local, um jovem e ambicioso procurador, Saverio Barone, tem a coragem de continuar a defender a justiça. Os seus colegas de trabalho desaprovam a sua atitude de denunciar o próprio chefe, mas o líder da Luta Anti-Mafia em Palermo efetua a prisão e propõe que Saverio se junte à sua unidade. Graças à sua brilhante intuição e a uma série de incursões espetaculares que resultaram na prisão de trezentos mafiosos, Saverio Barone acaba por ganhar a alcunha de "O Caçador". Esta é a história da temporada de caça dos anos 90.

 

Félix (Espanha)

Félix

Criador: Cesc Gay

Canal: Movistar+

Felix, um homem comum com um estilo de vida tranquilo, encontra Julia, uma mulher de descendência asiática por quem se apaixona. Depois de se verem várias vezes, Julia de repente desaparece. Quando percebe que Julia não é a mulher que afirma ser, Felix inicia uma investigação, transformando-se num detetive amador, uma espécie de policia inexperiente confrontado com novas situações. Um homem normal, preso como um peixe fora da água, num mundo que não é o seu. 

 

Killing Eve (EUA)

Killing Eve

Criador: Phoebe Waller-Bridge

Canal: BBC America

Duas mulheres. Eve é uma agente britânica do MI5. Brilhante, aborrece-se com o trabalho do escritório ao qual está confinada, a quilómetros de distância das suas fantasias de agente secreta. Villanelle é uma assassina. Também brilhante, aprecia a vida de luxo que a sua singular ocupação lhe permite. Ao colocar en confronto duas mulheres inteligentes, duplamente obcecadas uma pela outra, "Killing Eve" rompe os códigos clássicos do thriller com a sua feroz versão contemporânea do jogo do gato e do rato.

 

Miguel (Israel)

Miguel

Criador: Tom Salama, Daphna Levin

Canal: Hot

Aos 23 anos, Tom cumpre o seu sonho: adotar uma criança. Mas quando acolhe Miguel, um garoto teimoso de apenas cinco anos, Tom encontra um regresso difícil à realidade, longe da fantasia terna e emocionante que aguardava. Tom tem então de enfrentar não só a criança que ele acaba de adotar mas também o menino que permanece ns profundezas da sua alma, sozinho e abandonado.

Dezesseis anos depois, quando Miguel tenta viajar até à Guatemala em busca das suas raízes, Tom tudo fará  para evitar que o filho descubra o segredo que conseguiu esconder dele durante todos esses anos.

 

Mother (Coreia do Sul)

The Mother

Criador: Jee-Young Park

Canal: tvN

Quando a professora Su-jin reencontra a sua jovem aluna Hye-na, descobre que a criança é abusada pela mãe e pelo seu namorado. Su-jin não consegue ficar parada e decide raptar Hye-na. Ambas são perseguidas pela polícia e pelo namorado da mãe de Hye-na, durante uma perigosa perseguição para a nova mãe e para a criança que ela decidiu proteger.

 

State Of Happiness / Lykkeland (Noruega)

State of Happiness

Argumento: Mette Marit Bølstad com base numa ideia de Synnøve Hørsdal e um conceito de Siv Rajendram Eliassen

Canal: NRK1

A história de um país em mudança, de uma cidade e de quatro jovens imersos num turbilhão de acontecimentos. É o verão de 1969, na pequena cidade costeira de Stavanger. Há anos que as companhias internacionais de petróleo efetuam prospeções na zona costeira, mas sempre sem sucesso. Quando se preparam para desistir, subitamente, na noite de Natal de 1969, acende-se uma chama no topo da plataforma petrolífera Ocean Viking... E tudo pode mudar.

 

The Typist / Die Protokollantin (Alemanha)

Die Protokollantin

Argumento: Nina Grosse

Canal: ZDF

Freya Becker trabalha como dactilógrafa na Seção de Homicídios da Polícia de Berlim. Desde o trágico e ainda inexplicável desaparecimento da sua filha Marie, há 11 anos, Freya vive reclusa e solitária, mantendo como única esperança que um dia possa descobrir o que aconteceu à menina. Quando o único homem que poderia dar-lhe informações sobre o desaparecimento de Marie é libertado da prisão, Freya depara-se com um caso semelhante no trabalho e decide empenhar-se numa dolorosa viagem em direção ao que ela espera que seja a verdade, qualquer que seja o preço a pagar.

 

Undercover (Bélgica)

Undercover

Criador: Nico Moolenaar

Canal: Eén

O holandês Ferry Bouman, um dos maiores produtores de ecstasy do mundo, leva uma vida luxuosa e divertida na sua casa na fronteira entre a Bélgica e a Holanda. Até o dia em que dois agentes numa missão secreta tentam infiltrar-se no seu território, no seu quotidiano e na sua rede, a fim de colocarem um ponto final na sua atividade.

 

When Heroes Fly (Israel)

When Heroes Fly

Criador: Omri Givon

Canal: Keshet Broadcasting

Quatro amigos, antigos combatentes de uma unidade das Forças especiais, encontram-se onze anos depois para uma missão final: encontrar Yaeli, o ex-companheira de um e irmã de outro dos quatro. A viagem irá levá-los ao fundo da selva colombiana. Mas antes, cada um deles terá de conseguir enfrentar o antigo trauma de que foram vítimas.